Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cultura


Director da Cultura quer preservar valores culturais

O director Provincial da Cultura no Namibe, Martinho Nganga, lançou hoje um apelo para uma maior atenção da sociedade na preservação dos valores culturais etnolinguísticos da região, sobretudo dos povos Hereros, actualmente divididos em Cuvales, Muimbas, Mahacahonas e Mumuilas.

Martinho Nganga abordou, numa entrevista à Angop, os hábitos e costumes dos povos Hereros, e referiu que é necessária uma participação activa de todos os angolanos na vida cultural do país e da região, em particular, de forma a preservar os hábitos e costumes destes povos. “Não há povo sem cultura e neste sentido a defesa e preservação dos valores culturais é uma acção que carece da atenção de todos como forma de ajudar o governo e os demais agentes culturais“, admitiu.

Para a fonte, a dança é outra das riquezas culturais e para tal é preciso maior atenção. “Existem dois grupos folclóricos, os Valuanjas e os Veiocutalas que representam as danças dos Hereros, sobretudo dos Cuvales que o sector pretende dar o seu apoio “, reforçou.

Acrescentou ainda que o governo angolano está preocupado com a inserção das línguas nacionais no sistema de ensino, tendo protagonizado uma política de incentivo para manter as etnias vivas do tecido cultural dentro do país e do mundo. Explicou ainda que não existe nenhuma diferença entre os diferentes grupos dos povos hereros, apesar de cada um ter uma linguagem tradicional diferente, mas cada um entende o outro, permitindo-lhes identificar o seu traço etnolinguístico.


Sem comentários:

Enviar um comentário