Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 22 de junho de 2010

Diplomacia

Angola e Brasil discutem alianças


O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, inicia amanhã, quarta-feira, uma visita oficial ao Brasil, numa altura em que Luanda e Brasília têm na agenda a discussão do fortalecimento das relações económicas, estando previsto um aumento da linha de crédito brasileira para Angola.

Nesta visita, para além do aumento da linha de crédito que o Brasil mantém aberta para apoiar as exportações para o país, está ainda previsto o debate da possível assinatura de mais de uma dezena de instrumentos jurídicos para consolidar a relação bilateral.

Carlos Iglesias, encarregado de negócios da embaixada brasileira em Luanda, explicou que os documentos a assinar se centram nas áreas financeira, da defesa, agrícola e industrial. Os valores que estão em negociação para o aumento da linha de crédito brasileira para Angola não foram especificados.

Iglesias lembrou que, apesar do crescente relacionamento económico entre Luanda e Brasília, em 2009 "houve um declínio nas exportações de petróleo de Angola para o Brasil", justificado com o facto de o país carioca ter descoberto importantes reservas no seu território.

O Presidente angolano, de acordo com o diplomata brasileiro "já manifestou interesse em receber e reforçar a cooperação na área produtiva, na área industrial e agrícola, em que Angola precisa de formar as bases de uma posição mais forte". Aliás, é no campo económico que Luanda e Brasília vivem momentos altos, desde logo com o interesse já manifestado pela petrolífera angolana, Sonangol, que apostar nas novas oportunidades que o sector está a abrir do outro lado do Atlântico, bem como a crescente presença da Petrobras em Angola.

A forte presença das empresas brasileiras no país é bastante visível, através da construtora Odebrecht na linha da frente, e ainda a volumosa linha de crédito que Brasília abriu para Luanda em 2009, de quase dois mil milhões de dólares, que agora deve ser reforçada nesta visita de Eduardo dos Santos.

Em 2009, as trocas comerciais entre Angola e o Brasil ascenderam aos quatro mil milhões de dólares. As grandes marcas do Brasil económico em Angola dão pelo nome de Odebrecht, Camargo Correia, António Guterrez, Queirós Galvão, todas com a construção como principal actividade e também a Petrobras, que ainda este ano anunciou a descoberta de petróleo em Angola, onde tem várias participações em conjunto com a Sonangol, entre outras. Mas, como salientou Alberto Ésper, presidente da Associação dos Empresários e Executivos Brasileiros em Angola (AEBRAN), em entrevista a O País, na agricultura, comércio geral, saúde e educação, a presença brasileira é significativa.


Sem comentários:

Enviar um comentário