
Obtenção de vistos em Portugal está a ser resolvida
O embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, afirmou hoje no Porto que o problema na concessão de vistos está a ser tratado. "Estamos melhores do que no passado. Foram introduzidas novas soluções tecnológicas que permitem agora atender mais gente em menos tempo e dar mais satisfação às pessoas", explicou.
Face ao crescente interesse dos portugueses por Angola e para fazer face aos "problemas que persistem", José Marcos Barrica acrescentou que está a ser feito um esforço no sentido de "aperfeiçoar aspectos inerentes ao sistema informático", referindo também o aumento dos postos de atendimento nos consulados.
Segundo dados da Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, residiam em Angola, em 2006, 45 mil portugueses e, no final de 2008, esse número subiu para aos 55 mil. No último ano, o número de vistos pedidos no consulado de Portugal em Luanda foi cerca de 33 mil, com um decréscimo de cinco por cento em relação a 2007, com origem no facto de a nova legislação permitir aos possuidores de dupla nacionalidade terem passado a poder viajar sem pedido de visto.
Não existem números concretos em relação aos vistos efectivamente emitidos, mas a média de recusas é de seis por cento.
Sem comentários:
Enviar um comentário