
Funcionamento da Zona de Comércio Livre satisfaz
O especialista em Relações Internacionais, Edson Avelino, afirmou, numa entrevista à Angop, que o balanço do primeiro ano de funcionamento da Zona de Comércio Livre é satisfatório, para a Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC). O responsável comentou que apesar de Angola não fazer parte ainda da mesma (devido razões estratégicas relacionadas com o nível de desenvolvimento da sua economia), este deverá caminhar para aí.
Edson Avelino, também docente da cadeira de Politica de Integração Regional da Universidade Lusíadas de Angola, sustentou que a recente Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da organização regional serviu igualmente para abordar as linhas que conduzirão a um maior dinamismo.
De acordo com o especialista é prematuro ainda, um ano após a sua implementação, registar avanços significativos da Zona de Comércio Livre, argumentando que no devido tempo serão efectuados os respectivos ajustes em função da própria realidade da região austral do continente.
Declarou que muitas vezes se analisa o processo de implementação da Zona de Livre Comércio comparando-o a outros, como o europeu, mas para si as coisas colocam-se de forma diferente,devendo ser encarado assim o caso da SADC. As economias na SADC são ainda concorrentes e, para que se atinja um comércio livre, que realmente seja integrador, muitos passos terão de ser dados, prosseguiu.
A última Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo foi também, para os lideres africanos, mais uma oportunidade de mostrarem os seus problemas e a sua visão sobre o que se passa na actualidade.
A reunião permitiu igualmente que os países fizessem um balanço do que têm feito ao nível interno sobre a situação política e de segurança também nos países da África Austral, principalmente o caso do Madagáscar.
Sem comentários:
Enviar um comentário