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segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Viação


"Cadongueiros" resistem ao Código da Estrada e autocarros chineses






Uma das marcas visíveis de Luanda e que movimenta a urbe de lés a lés são os "candongueiros", resistindo ao novo Código de Estradas, numa afronta diária dos operadores das carrinhas de transporte semi-público à lei.
Logo às primeiras horas da manhã, o movimento frenético dos carros "azuis e brancos" de Luanda e arredores já se impuseram como postal da cidade, mas as autoridades angolanas declararam guerra a esta actividade quase ilícita.
Para combater a concorrência desleal a que os "cadongueiros", maioritariamente carrinhas Toyota Hiace adquiridas em "quarta mão" na Europa, submetem os transportes públicos, o Governo importou remessas de autocarros da China, mas ainda se contam pelos dedos das mãos a sua circulação por Luanda.
Já os "candongueiros", sempre que paralisam a sua actividade para protestar contra a vaga de operações policiais de identificação de veículos ilegais, rapidamente se instala o elevado índice de absentismo nos locais de trabalho.

Apesar de o novo código de estradas limitar estas carrinhas a nove passageiros, Patrício Cambinda, 28 anos, outro motorista, adaptou um conjunto de bancos que lhe permite duplicar a lotação.
"Tenho que fazer isso e andar muito rápido para até às 12:00 conseguir o dinheiro do patrão. Senão estou frito", desabafa Cambinda.
Um dos passageiros, Amaro Victor, confidenciou que prefere circular nas carrinhas, não por ser mais rápido, mas por estacionar onde o cliente pretende, enquanto os autocarros públicos têm paragens definidas.
"Mas critico a maneira de conduzir dos 'candongueiros', que colocam em perigo a vida de muita gente, os cobradores que desrespeitam passageiros e as elevadas tarifas que praticam de forma desordenada", descreve Amaro Victor.
As tarifas dos candongueiros sobem quando o fluxo de passageiros é enorme e baixa quando escasseia. Por viagem o passageiro desembolsa entre um e três euros, embora para chegar ao serviço tenha, muitas vezes, de utilizar três ou quatro carros diferentes.
Fontes da Direcção Nacional de Viação e Trânsito dizem que os "candongueiros" são responsáveis por muitas das infracções ao novo Código de Estrada.
As principais infracções são a falta de cartasde condução, manobras perigosas, excesso de velocidade e ultrapassagem pela direita.

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