Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Cultura


Defendida maior sincronia entre promotores e criadores


O professor de arte Paulo Kussy afirmou hoje, em Luanda, que para haver uma séria dinamização artística nas artes plásticas do país precisa-se uma maior sincronia entre os promotores culturais, mecenas e os próprios criadores.
Em declarações à Angop, Paulo Kussy fez saber que apesar de haver interesses de algumas entidades em dinamizar a arte, nos últimos anos, há que se trabalhar bastante de modo a que as sensibilidades apontadas acima surjam cada vez mais e se entreguem mais em prol da arte.
“Nota-se não existir ainda galerias como tal, logo, não se verifica um comércio de artes plásticas como devia ser não obstante o engajamento de espaços como Celamar, Salão Internacional de Exposições(Siexpo), União Nacional de Artistas Plásticos(UNAP) e a Humhumbi”, referiu.
No entanto, fruto da paz que Angola conquistou, disse, há perspectivas de melhorias deste sector, já que se está a criar, por exemplo, uma infra-estrutura adequada para o ensino artístico, propiciando assim o surgimento de mais técnicos médios capazes de encontrar as soluções para o progresso da “arte do belo”.
Se surgirem deste modo, segundo disse, haverá mais técnicos médios capazes de formar as crianças ao nível elementar e os superiores para formar os médios, assim como se vai criar um número elevado de artistas e professores com um poder de investigação cada vez mais avançado, influenciando, assim, o surgimento de galerias de facto e museus de arte.
“O curso da actual Escola Nacional de Artes Plásticas(ENAP), como nota, podemos dizer que está bem estruturado, sendo que os alunos apresentam, no quarto ano, um trabalho de investigação sobre um determinado estilo artístico, mas o problema deve-se ao facto de que esta pesquisa não continua por ausência de uma Escola Superior de Belas Artes.Logo, tem de surgir igualmente em Angola a escola artística de nível superior”, salientou.
Paulo Kussy reafirmou que o produto artístico tem necessariamente de fazer parte do imaginário de qualquer indivíduo desde o início da sua escolaridade em diante, só assim se pode compreender e dar valor aos aspectos culturais importantes incorporados, por exemplo, na cor, na mancha e na imagem concebida pelo artista.
Nascido aos dois de Fevereiro de 1978, Paulo Kussy é licenciado em pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Clássica de Lisboa.
Actualmente, o também artista plástico é professor da Escola Nacional de Artes Plásticas(ENAP).

Sem comentários:

Enviar um comentário