Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Transportes

Angola participa na II Conferência Ministerial do G8


O ministro dos Transportes Augusto Tomás realçou em Roma o facto de o Executivo nacional ter adoptado, no quadro da reconstrução e desenvolvimento nacional, uma estratégia de “criar uma rede de transportes que articule eficazmente o território e valorize a posição geo-estratégica do país”.
Ao discursar segunda-feira na II Conferência Ministerial do G8 sobre “Ambiente Global e Transportes (MEET)”, que decorre em Roma, de 8 a 9 de Novembro, o titular angolano dos Transportes referiu que Angola dispõe para o sector dos transportes de um “plano estratégico detalhado para 2009-2012”. O projecto prevê, em primeiro lugar, a reestruturação das empresas públicas dos transportes e a profissionalização do seu modelo de governação para maior eficiência, rentabilidade, auto-sustentamento e com condições básicas para prestação de serviços de qualidade. Neste quadro, lembrou que se está a proceder à refundação da companhia aérea angolana dos transportes Taag, da Enana e da Secil Marítima.
O programa contempla a cobertura de todo território nacional por uma rede integrada de transportes, objectivo que obriga a procura de soluções de inter-modalidade entre os vários tipos de transportes.
Augusto da Silva Tomás observou, por outro lado, que a posição geo-estratégica privilegiada da região onde Angola está inserida é fundamental para o país potenciar esta vantagem do ponto de vista económico e político.
Para o efeito, está em construção um novo aeroporto de Luanda, existe a criação de um “HUB” importante na distribuição do tráfego de e para a África Central.
No domínio do transporte ferroviário, segundo o governante angolano, está em conclusão a recuperação das três linhas ferroviárias (Benguela, Luanda e Namibe) e a desenvolver o transporte ferroviário suburbano, além de existirem projectos para ligação aos países vizinhos como a Namíbia e a Zâmbia. Ainda no domínio ferroviário, Augusto da Silva Tomás disse que o programa do Governo angolano prevê a introdução da Alta Velocidade na ligação norte-sul de Angola, cobrindo os principais centros económicos do país.
O Governante angolano falou de projectos para novos portos, programa rodoviário, legislação para o sector dos transportes e da aquisição de novas aeronaves e locomotivas.
Na sua óptica, o programa do Governo, que visa facilitar a mobilidade humana, contempla o respeito pelo meio ambiente, especialmente a redução dos níveis de CO2. Em gesto de apelo, o ministro observou que o país “dispõe de um sistema político democrático estável e de uma economia saudável em crescimento”, que oferece confiança ao investidor nacional ou estrangeiro.
Convidado pelo ministro da Itália de Infra-estruturas e Transportes, Altero Matteolli, Augusto da Silva Tomás participou, à margem do fórum, no encontro que o Governante italiana teve com os ministros africanos.


Sem comentários:

Enviar um comentário