Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 25 de maio de 2010

Efeméride


Dia de África assinalado em todo o mundo


O "continente negro" celebra hoje 47 anos desde a criação, em Addis Abeba (Etiópia), da Organização de Unidade Africana (OUA). Foi a 25 de Maio de 1963 que 32 chefes de Estado africanos se reuniram e assinaram uma carta em que os líderes independentes se comprometiam a por fim à subordinação a que o continente estava submetido há séculos. Este acto representou a aceleração do fim da colonização do continente. A OUA (Organização de Unidade Africana).nasceu nesse dia, levando a ONU (Organização das Nações Unidas) a instituir o Dia da Libertação de África, em 1972.

Todos reconhecem que a libertação do continente do jugo colonial e o derrube do regime segregacionista do Apartheid, durante anos em vigor na África do Sul, foram as tarefas prioritárias da OUA.

No entanto, muitos consideram que a OUA se revelou incapaz de resolver os conflitos surgidos continuamente em toda a parte, pelo que os golpes de Estado tornaram-se uma prática. Assim, a 12 Julho de 2002, em Durban, o último presidente da OUA, o sul-africano Thabo Mbeki, proclamou solenemente a dissolução da organização e o nascimento da União Africana, com a missão de fazer face aos desafios de África, perante as mudanças sociais, económicas e políticas que se operam no mundo. A comemoração do Dia de Africa a 25 de Maio manteve-se, para lembrar o ponto de partida, a trajectória e o que resta para se chegar à meta de “uma África unida e forte”, capaz de concretizar os sonhos de “liberdade, igualdade, justiça e dignidade” dos fundadores.

África tem aproximadamente 30,27 milhões de quilómetros quadrados de terra. É o segundo continente mais populoso do Mundo (depois da Ásia), com aproximadamente 800 milhões de habitantes.

O PIB (Produto Interno Bruto) corresponde a apenas um porcento do produto mundial. Grande parte dos países possui parques industriais poucos desenvolvidos, enquanto outros nem sequer são industrializados, vivendo basicamente da agricultura. O principal bloco económico é a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), formada por 14 países: Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Para assinalar a efeméride, que este ano tem o lema "2010, ano da paz e da segurança", realizam-se em Angola várias actividades, destacando-se o colóquio internacional, dedicado "A Paz e Segurança em África", a decorrer no Centro de Convenções Talatona, em Luanda.

Sem comentários:

Enviar um comentário