
Dia de África assinalado em todo o mundo
O "continente negro" celebra hoje 47 anos desde a criação, em Addis Abeba (Etiópia), da Organização de Unidade Africana (OUA). Foi a 25 de Maio de 1963 que 32 chefes de Estado africanos se reuniram e assinaram uma carta em que os líderes independentes se comprometiam a por fim à subordinação a que o continente estava submetido há séculos. Este acto representou a aceleração do fim da colonização do continente. A OUA (Organização de Unidade Africana).nasceu nesse dia, levando a ONU (Organização das Nações Unidas) a instituir o Dia da Libertação de África, em 1972.
O PIB (Produto Interno Bruto) corresponde a apenas um porcento do produto mundial. Grande parte dos países possui parques industriais poucos desenvolvidos, enquanto outros nem sequer são industrializados, vivendo basicamente da agricultura. O principal bloco económico é a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), formada por 14 países: Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.
Para assinalar a efeméride, que este ano tem o lema "2010, ano da paz e da segurança", realizam-se em Angola várias actividades, destacando-se o colóquio internacional, dedicado "A Paz e Segurança em África", a decorrer no Centro de Convenções Talatona, em Luanda.
Sem comentários:
Enviar um comentário