Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Produção


Governo relança sector produtivo


O governador provincial de Cabinda, Mawete João Baptista, afirmou à Angop que as principais apostas do seu Executivo dizem respeito ao relançamento do sector produtivo, nomeadamente nas áreas da agricultura, indústria, pescas e exploração mineira.
O responsável lamenta o facto de Cabinda ter pouca actividade agrícola, apesar de ser uma província com bastantes recursos hídricos, abundante pluviosidade, terras férteis e uma exuberante flora.
Por outro lado, afirmou que pretende implementar um ambicioso programa com vista a relançar a agricultura e a gerar emprego, enquanto aposta na luta contra a fome e a pobreza.
Mawete João Baptista indicou que o seu plano prevê também a criação de micro unidades industriais capazes de transformar parte da produção dos camponeses. No domínio florestal, a província de Cabinda quer assegurar a transformação local da madeira, ao invés de se limitar ao corte, por vezes de forma ilegal, e exportação de toros sem o mínimo de contrapartida para os habitantes das áreas de exploração. Desta forma, espera-se responder à preocupação das populações do Maiombe, uma região rica em madeira.
Ainda em relação à agricultura, o governo provincial planeia importar cabeças de gado bovino, dentro dos parâmetros do programa de fomento pecuário, de modo a que a população tenha a possibilidade de consumir carne fresca e criar excedente para exportar. Os animais serão distribuídos pelos camponeses, com o intuito de se incutir a vocação pastoral no seio das comunidades e reduzir, num futuro breve, a importação de carne.
Quanto as pescas, pretende-se continuar a implementar o programa de pesca artesanal e continental como fonte de sustento e renda das comunidades. No sector mineiro, o governador frisou que a par da actividade petrolífera, o seu executivo idealiza a revitalização do sector, tendo em atenção as potencialidades da província em recursos mineiros, como inertes, fosfato, ouro e rocha asfáltica. O programa contempla igualmente a construção de um porto mineiro.
Quanto a indústria, além do projecto do Pólo Industrial de Fútila, o governo local vai continuar a apoiar as iniciativas privadas e a propiciar o surgimento de mais unidades industriais, à semelhança das já existentes, tais como as fábricas de água mineral Tchowa, de cerveja Cuca, de oxigénio e acetileno e as unidades transformadoras de madeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário