Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Agricultura


Instituto de Investigação Agronómica faz balanço do último ano





A reabilitação e apetrechamento das estações experimentais das províncias do Huambo (Chianga) e de Malanje, destruídas em 1992, e o regresso aos postos de trabalho dos quadros deslocados marcaram a actividade do Instituto de Investigação Agronómica (IIA) em 2009.
A reabilitação das estações consistiu na reconstrução de infra-estruturas institucionais, criação de casas para servir de alojamento aos técnicos que estão a regressar às estações experimentais da Chianga, sede do IIA, e de Malanje.
Neste quadro foram construídas nove casas sendo três na Chianga, província do Huambo, e seis em Malanje, noticia a Angop. Durante o último ano, entre outras acções, o Instituto reabilitou as estufas agrícolas da Chianga, começou a criar, na mesma estação, dois laboratórios, um de cultura de tecidos e outro de análise da batata rena, e adquiriu equipamentos para o laboratório da estação experimental de Malanje.
Como principais dificuldades, o IIA aponta a insuficiência de recursos financeiros, o que levou a que, numa primeira fase, a instituição apenas reabilitasse e potenciasse as estações experimentais da Chianga e de Malanje, para posteriormente melhorar as demais estruturas existentes em outras localidades do país.
A limitação de quadros especializados capaz de realizar, em todo o país, o trabalho de investigação, a falta de revisão e actualização do estatuto orgânico do instituto são também apontados como outros dos obstáculos à cabal satisfação da actividade da instituição.
Tutelado pelo Ministério da Agricultura e dotado de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial, o IIA foi criado para assegurar, entre outras acções, a coordenação e execução dos trabalhos de investigação agronómica e veterinária no país, bem como a divulgação dos resultados alcançados.
Em termos de perspectivas, e no cumprimento do seu programa, o Instituto de Investigação Agronómica vai prosseguir com a recuperação do sistema de captação e distribuição de água e construção de infra-estruturas e residências noutras localidades, à semelhança da Chianga (Huambo) e Malanje .



Sem comentários:

Enviar um comentário