Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cultura


Escritor João Melo vence Prémio angolano de Cultura


O escritor João Melo venceu, na categoria de literatura, o Prémio Nacional de Cultura e Artes 2009, atribuído pelo Ministério angolano da Cultura, informou hoje a Editorial Caminho, que publica o autor em Portugal.

João Melo - que foi distinguido pelo conjunto das suas obras em poesia e ficção - vai receber cerca de 23.400 euros, valor do galardão que já distinguiu outros escritores publicados em Portugal, caso de José Luandino Vieira (em 2008) ou Ana Paula Tavares (em 2007).

O autor angolano vai estar em Lisboa para a apresentação do seu novo livro, "O Homem Que Não Tira o Palito da Boca", prevista para 24 de Novembro, pelas 18:30, na livraria Pó dos Livros.

Nesta obra, os narradores da dezena e meia de histórias focam "a podridão familiar, política, económica, o quotidiano de miséria, prostituição, indecência, malfeitoria e sacanice (no Sambila e outros bairros) de pobres diabos e cidadãos abandonados pelos coevos", revela Pires Laranjeira, Professor de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, num texto sobre o livro.

João Melo nasceu em 1955 em Luanda, onde vive, estudou Direito em Coimbra e na capital angolana e licenciou-se em Jornalismo no Brasil, onde concluiu um mestrado em Comunicação e Cultura. Além de escritor, é jornalista, publicitário, professor universitário de Comunicação e deputado à Assembleia Nacional de Angola.

Com 35 anos dedicados ao jornalismo, trabalhou na Rádio Nacional de Angola, dirigiu a Agência Angola-Press e o Jornal de Angola, assim como o Correio da Semana, primeiro jornal angolano privado pós-independência.

Colaborador da imprensa em Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, criou, em 2006, a revista África 21, que dirige, e, em 2008, recebeu o Prémio Maboque de Jornalismo, a maior distinção jornalística de Angola.

Membro fundador da União de Escritores Angolanos, é autor de 12 livros de poesia, entre os quais "A Luz Mínima" (2004) ou "Todas as Palavras" (2006), cinco de contos, caso de "Filhos da Pátria" (2001), e do ensaio "Jornalismo e Política" (1991), estando editado em Angola, Portugal, Brasil e Itália e tendo textos traduzidos para inglês, mandarim, alemão, italiano e húngaro.

Em 2010, para assinalar os 40 anos de vida literária de João Melo, a Caminho prevê finalizar a publicação de um conjunto de cinco antologias temáticas da poesia do autor. A primeira, "Auto-Retrato", saiu em 2007.

Sem comentários:

Enviar um comentário