Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Peregrinação


Esperados mais de 150 mil peregrinos no Santuário da Muxima



A maior peregrinação católica da África Austral ao santuário da Muxima, a cerca de 150 quilómetros de Luanda, na província angolana do Bengo, volta a atrair milhares de fiéis, a partir de amanhã.
A peregrinação à Nossa Senhora da Muxima (Coração na língua kimbundo) vê todos os anos (desde o fim da guerra) crescer o número de peregrinos, tendo, em 2008, com quase 200 mil, sido considerado um ano de viragem pelas autoridades religiosas do Santuário.
A história de "Mama Muxima", como também é conhecida, começou com a chegada dos missionários portugueses, no século XVII, à margem direita do Rio Kwanza, onde ergueram uma pequena fortaleza, hoje totalmente recuperada, e a capela que deu lugar a uma igreja que partilha com a fortaleza o domínio arquitectónico do local.
Com a guerra de quase três décadas em Angola, a peregrinação anual, apesar de se manter, sofreu uma significativa quebra devido aos perigos de ataques e mesmo das minas nos caminhos. Agora, além dos peregrinos angolanos, muitos emigrantes da Europa e de outros países africanos metem-se ao caminho para agradecer ou pedir as bem feitorias da "Mama Muxima".
A Virgem, explica Mário Torres, reitor do Santuário, tem uma dimensão popular "que liga a identidade animista, mais física, como o feitiço, e o lado Cristão", caminhando há séculos lado a lado.
Para a peregrinação deste ano, já há centenas de pessoas acampadas no Santuário. A missa solene que dará início às festividades será celebrada pelo Núncio Apostólico em Angola, D. Ângelo Becciu, que este ano termina a sua missão no país.
E, depois da visita do Papa Bento XVI a Angola, em Março último, o Governo angolano decidiu construir uma nova basílica no local, que terá capacidade para mais de 2.500 fiéis, o que constitui peça-chave no objectivo da Diocese de Viana de transformar Muxima num local de culto e de peregrinação com a importância que Fátima tem em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário