
Licenciatura de engenharia florestal arranca em 2010
Um curso superior de engenharia florestal vai começar a funcionar a partir do próximo ano lectivo, na Faculdade de Ciências Agrárias do Huambo, anunciou, em Luanda, o director-geral do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), Tomás Pedro Caetano.
A licenciatura é a primeira do género no país e está igualmente prevista a abertura de um centro de formação florestal, em região ainda por definir pelo Ministério da Agricultura, também para 2010.
O director acrescentou que a criação das referidas instituições tem como objectivo suprir a carência de técnicos para auxiliar a exploração e protecção florestal no país.
O responsável reconheceu que actualmente a exploração da madeira é feita sobretudo por agentes licenciados pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal, cujo processo de licenciamento está previsto pela lei. Tomás Caetana lembrou que decorre no país o primeiro inventário florestal, sob a égide de técnicos angolanos do IDF, com a cooperação técnica do Fundo das Nações Unidas para Agricultura (FAO). No seu ponto de vista, o inventário vai permitir saber qual é o estado actual das florestas, localização efectiva, sua potencialidade, bem como obter o processo cartográfico das áreas florestais.
Sem comentários:
Enviar um comentário