Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Política

Relações Angola/ Índia no bom caminho


As relações entre Angola e a Índia estão no bom caminho e circunscrevem-se, nomeadamente, aos domínios da agricultura, indústria e transportes, considerou hoje (segunda-feira), o embaixador angolano neste país asiático, Tony da Costa Fernandes.
Em entrevista exclusiva à Angop, na cidade chinesa de Shanghai, para onde se deslocou em curta missão de serviço, o diplomata, que representa também os interesses do país na Malásia e Tailândia, disse que dos três, a Índia é o que maior volume de negócios tem com Angola.
Argumentou o facto de ser, entre os três, "dos maiores países em termos de geopolítica" e daí o facto do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, ter decidido basear a embaixada na Índia.
De acordo com o embaixador, este país representa hoje muito para Angola, sobretudo no campo agrícola, onde existe uma cooperação bastante avançada com o Ministério da Agricultura, e na Indústria, nomeadamente, em termos de linhas de crédito para a construção de alguns pólos industriais, sem esquecer no domínio dos caminhos de ferro.
A fonte da Angop salientou que outro campo da cooperação tem a ver com o provimento de mão-de-obra qualificada para a construção do futuro complexo de gás no município do Soyo, na província do Zaire, para além de outras áreas.
"É também com a Índia que temos alguma cooperação com a Endiama, em termos de estudantes que já por lá passaram para a lapidação, na escola de diamantes de Surat, e neste momento temos pessoal da Marinha, no sul do país, das Relações Exteriores, em Deli, e alguns estudantes dos bombeiros", informou.
Para o diplomata angolano, é uma cooperação que ainda não satisfaz aquilo que o país deseja, mas, em seu entender, "já é um bom começo".
Disse que muito não se faz mais por causa de algumas limitações, principalmente, no que diz respeito aos estudantes, devido ao pouco domínio do inglês (língua oficial do país), por um lado e, por outro, "porque ainda não compreendemos muito bem que a Índia tem muito para nos dar".
Quanto a Tailândia, Tony da Costa Fernandes disse ser "um caso novo", mas que está a entrar em Angola "com muita força", nomeadamente, no fornecimento do arroz, produto que o país recebe dele, em grandes quantidades.
Outro ramo da cooperação, segundo o embaixador, é evidenciado no sector da energia, estando prevista, para breve, a assinatura de um protocolo entre as autoridades dos dois países para o fabrico e a instalação de postos de distribuição de electricidade em toda a
Angola.
"Houve já conversações entre os Ministérios da Energia e uma delegação tailandesa, chefiada pelo seu vice-ministro que esteve recentemente em Angola. Como sabem, a Tailândia é uma das monarquias do sudeste asiático e até ao momento a sua presença em África ainda é pouco visível. Mas com Angola eles querem mesmo cooperar", referiu o embaixador de Angola na Índia, Tailândia e Malásia.

Sem comentários:

Enviar um comentário