Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Diplomacia

Visita oficial do PR de Angola à África do Sul em preparação


Uma equipa técnica de delegações de Angola e da África do Sul estão reunidas hoje em Luanda para preparar a visita oficial que o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, vai efectuar à república sul-africana.

A reunião técnica bilateral teve início na segunda feira e entre outros assuntos está a ser abordada a primeira visita oficial que José Eduardo dos Santos vai realizar à África do Sul, desde a ascensão ao poder do seu homólogo, Jacob Zuma.

O director geral adjunto para a África Austral do Ministério das Relações Internacionais e Cooperação sul-africano, Mxolise Nkose, disse na abertura do encontro que a visita de José Eduardo dos Santos à África do Sul será "histórica", como a que realizou Jacob Zuma, em Agosto do ano passado a Angola. "Estamos todos ansiosos por receber o Presidente de Angola", referiu Mxolise Nkose, manifestando também a sua satisfação pelo empenho das autoridades angolanas na preparação dessa visita, que visa o aprofundamento das relações bilaterais.

Segundo o chefe da delegação sul-africana, os dois Presidentes estão igualmente muito empenhados na preparação da visita, sublinhando as seis reuniões que os dois estadistas mantiveram nos últimos quatro meses.

Hoje, o último dia da reunião, dividida em dois subgrupos, servirá para avaliar memorandos a nível sectorial e preparar alguns instrumentos jurídicos que podem ser assinados pelos dois países. O primeiro grupo está a tratar de assuntos ligados à defesa, segurança e ordem pública e o segundo está encarregue das questões económicas e de cooperação. A data para a realização da visita ainda não foi divulgada.

Em Agosto de 2009, por ocasião da visita oficial de Jacob Zuma a Luanda, Angola e a África do Sul assinaram vários acordos de cooperação bilateral, nomeadamente um protocolo de supressão de vistos nos passaportes de serviço diplomático para cidadãos dos dois países.

Foram igualmente assinados acordos nos domínios das consultas diplomáticas e serviços aéreos, além de quatro memorandos de entendimento sobre comércio, indústria e migrações.

O Presidente angolano manifestou na altura a disponibilidade de Angola para intensificar as relações de cooperação com a África do Sul, afirmando que deveriam ser preparadas condições políticas, jurídicas e financeiras para o efeito.

Na sua visita a Angola, Jacob Zuma fez-se acompanhar de uma delegação composta por 11 ministros e 180 empresários, a comitiva mais importante e numerosa de um Presidente sul-africano desde as primeiras eleições multirraciais, em 1994, quando Nelson Mandela foi eleito Presidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário