Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Economia

Governo aponta crescimento de 8,2 por cento para 2010



O Governo angolano prevê um crescimento de 8,2 por cento da economia para 2010, garantido sobretudo pelo sector não petrolífero, anunciou o ministro angolano da Economia, Manuel Nunes Júnior. Manuel Nunes Júnior, que falava à imprensa no final da cerimónia de entrega do Plano Nacional para 2010/2011 e do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2010 à Assembleia Nacional, disse ainda que para o sector não petrolífero está previsto um crescimento de 15 por cento.

O ministro revelou que o sector petrolífero (anteriormente a base da economia nacional) tem um crescimento previsto na ordem do 1,1 por cento. "Estamos a verificar uma mudança estrutural significativa da nossa economia. Hoje o sector petrolífero já deixou de ter o peso que tinha anteriormente no nosso Produto Interno Bruto", salientou.

Angola produz actualmente, segundo números oficiais e impostos pelas quotas definidas pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), 1, 650 milhões de barris/dia. Algumas agências internacionais situam estas cifras à volta de 200 mil barris/dia acima do estipulado pela OPEP, a que Luanda aderiu em 2007, e mantém actualmente a sua presidência rotativa.

De acordo com o ministro da Economia, o sector não petrolífero começa a ter "um peso positivo" na estrutura da economia angolana, um sinal de diversificação do sector, com destaque para as áreas da agricultura, indústria transformadora e serviços mercantis. Para 2010, o Governo prevê receitas estimadas em cerca de 30 biliões de dólares, que serão alocadas às despesas do sector social, área com 30 por cento da despesa total.

O Conselho de Ministros aprovou na semana passada o plano nacional económico para 2010/2011 e o OGE 2010, com receitas e despesas estimadas em mais de três triliões de Kwanzas (30,9 mil milhões de euros).

Entretanto, no seu relatório de Outubro, o Banco Mundial (BM) considera que o actual momento da economia Angola permite um "optimismo cuidado" sob uma "contínua prudência" na condução das políticas macroeconómicas, graças à subida do preço do petróleo nos mercados internacionais. No relatório mensal de Outubro, assinado pelo economista-chefe do BM em Angola, Ricardo Gazel, o banco assinala que a economia do país melhorou, apontando como razão principal a "recuperação do preço do petróleo".

Para isso, aponta Gazel, contribuiu o facto de o preço do Girassol, referência para Angola, que, apesar de se manter 30 por cento abaixo dos valores de há um ano e 48 por cento abaixo do pico registado em Julho de 2008, recuperou 68 por cento face a Dezembro de 2008. "Para os últimos três meses de 2009, o preço médio de referência para Angola deverá ser superior ao preço médio no mesmo período de 2008, ao mesmo tempo que a produção sofreu igualmente um aumento substancial usando como referência os baixos níveis de produção do início do ano, com uma produção diária média de 1 859 milhões de barris", aponta o BM.

Sem comentários:

Enviar um comentário