Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Comércio


Apoio à legalização da venda de carros na rua



Os agentes económicos mostram-se interessados em legalizar o comércio de viaturas, que decorre na via pública. A ideia consiste em que o exercício da actividade possa ser feito sem prejudicar os agentes licenciados e possibilitar que as pessoas de baixa renda adquiram automóveis nas concessionárias, de acordo com os seus rendimentos.

Na efectuada pela Angop na capital angolana, os agentes económicos ligados ao comércio de viaturas foram questionados sobre a matéria e as opiniões foram unânimes. Todos afirmam que a legalização dos vendedores de veículos automóveis na via pública seria um passo importante para através das leis do mercado forçar as actuais concessionárias a baixarem os preços, mediante o aumento da oferta.

Gerónimo Kalunda, agente económico, foi peremptório ao assegurar que a compra de viaturas em stands de automóveis oferece mais vantagens de que os negócios na via pública, devido à existência de prazo de garantia e à segurança que transmite a quem compra um veículo novo. No entanto, afirmou compreender a opção feita por muitos cidadãos, fundamentalmente os de baixa renda, em adquirir viaturas (usadas) na via pública. Tal “deve-se ao preço relativamente acessível cobrado pelos agentes informais”. O comerciante reconheceu ainda que os vendedores ilegais causam prejuízo aos agentes legalizados, pelo que contribuem para o aumento dos rendimentos do Estado por via do pagamento de impostos. Para se pôr termo ao que chamou duplicidade, considerou urgente que a Direcção Nacional de Transportes Rodoviários do Ministério dos Transportes crie mecanismos simplificados e eficientes para a legalização dos comerciantes de automóveis não oficiais.

Maria Costa, técnica de telecomunicações, admite, por seu lado, que “mais do que eliminar este comércio seria viável a legalização da actividade informal neste ramo, desde que seja feita de modo ordeiro e em locais que não causem embaraço ao trânsito automóvel”. Maria da Costa considera que a entidade competente do Estado deve optar por legalizar os vendedores informais, obrigando-os a pagar impostos sobre a actividade que exercem e desta forma permitir que os vendedores continuem a ter um meio de sustentar e os compradores, a obter um carro com preços a seu alcance.

1 comentário:

  1. Parabens ate que fin pensaram os pobres, estes sao as medidas que deve tomar o governo .Porque comprar un carro novo e quase impossivel no nosso pais.

    força angola vamos alcançar o nivel do desevolvimento que tanto esperamos.

    ResponderEliminar