
Os produtores de ananás no município do Amboim, província do Kwanza Sul, solicitaram na Gabela às instituições financeiras para que viabilizem créditos com taxas de juros bonificados, com vista ao relançamento da produção.
Os produtores de ananás do município afirmaram, em declarações à Angop, que a falta de crédito para os camponeses está a impedir o alargamento das áreas de produção. O produtor José Pedrito disse que a falta de uma política, que visa a revitalização da produção de ananás, tem desencorajado muitos camponeses da região.
"Muitos camponeses limitam-se a produzir em pequena escala, por falta de um mercado que possa absorver toda a sua produção," referiu o produtor, acrescentando que os investimentos até aqui feitos para a produção de ananás no município resultam da determinação dos camponeses que vêem na produção como seu sustento.
Feliciano Fedo, outro produtor de ananás no Kwanza Sul, salientou que é necessário que se invista na montagem de pequenas fábricas de produção de sumo, para que a produção seja toda aproveitada. Referiu que muitas vezes os produtos estragam-se por não existir um mercado de consumo na região e na impossibilidade do seu "escoamento para regiões de grande consumo".
Sem comentários:
Enviar um comentário