Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Agricultura

Compra de terrenos agrícolas em África terá "manual de boas práticas"



O grupo das oito economias mais industrializadas do mundo (G8) vai propor a criação de um "manual de boas práticas" para a compra de terrenos agrícolas em África, segundo o projecto de comunicado, divulgado após o término da reunião, que decorre em L´Aquila.

"Vamos trabalhar com os nossos parceiros e com as organizações internacionais para elaborar uma proposta comum sobre os princípios e as melhores práticas em matéria de investimento agrícola internacional", pode ler-se no documento.

O projecto inspira-se num recente relatório das Nações Unidas, que levanta dúvidas sobre a compra em grande escala de terrenos agrícolas em África pelos investidores privados e sobre os perigos que este fenómeno acarreta.

Entre os principais compradores, encontram-se a China e a Coreia do Sul, bem como alguns países do Médio Oriente. Este facto está relacionado com os interesses em produzir para exportar bens alimentares para os seus mercados internos.

"As compras de terrenos agrícolas estão em rápido crescimento em África e noutras zonas, acarretando o risco de que as populações rurais mais pobres percam os seus direitos sobre as terras e outros recursos naturais, se estas operações forem mal conduzidas", contrapõe o relatório da ONU, que resulta de um estudo em oito países.

O G8 discute amanhã a situação em África, numa reunião de trabalho em que participam a África do Sul, Angola, Etiópia, Nigéria e Senegal.



Entretanto, L'Aquila foi palco de protestos por parte de organizações não governamentais, que hoje acusaram o G8 de não cumprir as suas promessas de aumento da ajuda a África e pediram medidas urgentes. Recorde-se que em 2005, o grupo chegou a acordo para disponibilizar, até 2010, 50 mil milhões de dólares em ajuda aos países africanos, que se encontram entre os mais pobres do planeta. Segundo as ONGs (entre elas as Oxfam) faltam 23 mil milhões de dólares para que seja cumprida a promessa.

A reunião do G8 decorre até sexta-feira em L'Aquila.

Sem comentários:

Enviar um comentário