Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Energia

Consórcio luso-angolano apresenta projecto fotovoltaico



O consórcio luso-angolano inicialmente constituído para comprar a Qimonda Solar apresenta hoje à Câmara de Vila do Conde, em Portugal, o seu projecto para instalação na região de uma fábrica de painéis fotovoltaicos.

"Esta reunião serve para dar conta do andamento do nosso projecto. É uma visita de cortesia para fazer um ponto da situação", afirmou o presidente da DST e porta-voz do consórcio, que integra ainda as empresas EDP, Visabeira, BES, BCP e o banco angolano BPA. Segundo salientou José Teixeira, o consórcio luso-angolano não pretende adquirir a Qimonda Solar (Itarion), que está em processo de insolvência após o fracasso das negociações com a CentroSolar.

O projecto inicial previa que os alemães da CentroSolar, em parceria com a Qimonda AG, criassem em Vila do Conde uma fábrica de células fotovoltaicas - a Itarion Solar -, considerada um Projecto de Interesse Nacional (PIN) pelo Governo português.





A falência da Qimonda AG pôs em risco o projecto solar, mas formou-se então o consórcio luso-angolano para adquirir os 51 por cento desta multinacional e avançar com a CentroSolar.

Em Julho, esta parceria acabaria também por cair por terra, mas o grupo luso-angolano tem vindo a reiterar o interesse em avançar sozinho na produção de painéis fotovoltaicos, aproveitando a mão-de-obra disponível em Vila do Conde e, eventualmente, as instalações da Qimonda Solar que estavam em construção.

"Estamos a ver a possibilidade de ficar nas instalações da Qimonda Solar se ficarem livres de ónus [no âmbito do processo de insolvência em curso]", afirmou José Teixeira, garantindo que o projecto "ficará sempre em Vila do Conde, porque existe mão-de-obra qualificada, habituada ao ambiente do micro e do nano".

Para o presidente da Câmara de Vila do Conde, "o importante é que se concretize o negócio", seja via aquisição da Itarion ou apenas das respectivas instalações.

"O meu objectivo é que se salvem os postos de trabalho, quer da Itarion quer da Qimonda [Portugal], e se aproveite o 'know-how' que ali já existe", afirmou Mário de Almeida à agência Lusa.

De acordo com José Teixeira, o objectivo do consórcio luso-angolano é, até ao final do ano, pôr no terreno o projecto dos painéis fotovoltaicos, estando, neste momento, o grupo "a olhar para o mundo do ponto de vista tecnológico para encontrar a tecnologia certa".

Segundo o presidente da DST, depois da escolha tecnológica, "segue-se a elaboração do layout" da unidade de produção de painéis, um investimento de 50 milhões de euros, que deverá criar 200 postos de trabalho numa fase inicial.

Sem comentários:

Enviar um comentário