Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Exportação

Transacções para Portugal sofrem quebra


As exportações angolanas para Portugal e África do Sul, os dois maiores clientes comerciais do país, sofreram forte quebra nos últimos meses. A causa está relacionada com a diminuição do valor das receitas petrolíferas. As transacções para o Brasil também foram afectadas.



No primeiro semestre de 2009, as exportações nacionais para terras brasileiras recuaram quase 94 por cento. No caso de Portugal, a descida registou-se ao nível dos 63 por cento (dados do INE), enquanto a África do Sul comprou a Angola produtos e serviços em valor 40 por cento inferior ao período homólogo. As estatísticas foram avançadas pelo Ministério das Finanças sul-africano.
Em declarações à agência Lusa, o economista angolano Filomeno Vieira Lopes disse que a «queda bruta» das exportações deste ano reflecte não só os preços mais baixos de petróleo, mas também o facto de Angola ter reduzido a sua produção. «Uma das eventuais causas pode estar ligada ao término de acordos existentes [entre Angola e Brasil] com base no petróleo ou ainda à baixa de preços que se verificou, caso a redução esteja ligada ao valor e não à quantidade», esclareceu. Por sua vez, o economista Celso Pongolola também justifica a redução com a diminuição das receitas petrolífera no país.
As exportações de Angola para o Brasil concentram-se quase exclusivamente no petróleo e sofreram uma queda de 93,7 por cento no primeiro semestre de 2009 em comparação com igual período de 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário