Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Agricultura

Angola terá centro de larvicultura


O primeiro centro de Larvicultura será inaugurado no primeiro trimestre do próximo ano, na província de Malanje. O director do Instituto de Pesca Artesanal (IPA), Agostinho Duarte Caholo, admitiu em Luanda que o espaço se destina a contornar a lacuna que se verifica na criação de peixe no país.
O centro, um financiamento da cooperação espanhola num valor de 300 mil euros, está a ser edificado na província de Malanje e vai produzir cerca de 90 mil larvas por cada tiragem passando assim o país a ter milhões de larvas por ano. "Com este centro teremos o problema dos piscicultores resolvido quanto à falta de larvas para a produção de peixe", afirmou.
Em relação à instalação de equipamentos para a produção de larvas, adiantou que a mesma está a ser feita com a participação de especialistas expatriados. A experiência de criação deste centro será aplicada numa primeira fase às províncias com potencialidades na aquacultura, tais como o Moxico, Cabinda, Huambo, Lunda Norte e Kwanza Norte.
Adiantou que no país a aquacultura de pequena escala está avançada, fundamentalmente em reservatórios de terra batida onde estão ser desenvolvidos o Cacusso e o Bagre. Esta actividade é desenvolvida por pescadores individuais ou associados em cooperativas de aquacultores.
Quanto à produção empresarial (de grande escala), referiu que no ano transacto atingiu as 350 toneladas, mas no decurso de 2010 a produção baixou para 40 toneladas, devido à falta de larvas e de uma fábrica de produção de ração.
A aquacultura é uma arte de cultivar peixes em ambiente controlado como tanques, gaiolas rios, lagos lagoas e aquários.

Sem comentários:

Enviar um comentário