Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Economia

Governo estabelece regime de preços vigiados



Manuel Nunes Júnior, ministro da Economia anunciou hoje em Luanda que o Governo vai estabelecer um "regime de preços vigiados". A medida permite ao Estado intervir sempre que existam imperfeições no mercado.

O responsável anunciou a intenção durante o plenário da Assembleia Nacional, após o debate do Orçamento Geral do Estado revisto, que deverá ser aprovado no final do mês. "O Governo vai aprovar uma alteração do regime de preços no país para poder passar a integrar um regime de preços vigiados", revelou.

Nunes Júnior explicou que "haverá também um regime de preços vigiados para que o Governo possa intervir, sempre que verifique que os preços que estão a ser praticados não correspondem às forças do mercado, nomeadamente à lei da procura e da oferta". "Na economia de mercado, os preços em geral são estabelecidos de acordo com a lei da procura e da oferta, mas há situações em que esta lei não deve ser completamente considerada, devido a imperfeições que existam no mercado, em que existam monopólios ou oligopólios", prosseguiu, defendendo que nessas situações é indispensável a intenção do Governo.

O ministro referiu ainda que as autoridades se encontram "atentas" à existência de uma "ligeira depreciação" da moeda nacional (o kwanza) em relação ao dólar norte-americano. "O Governo está atento e a seguir este processo, só que o nosso regime é de taxa de câmbio flexível e não fixa. Vamos deixar a moeda flutuar livremente, mas não chegar a situações que possam ser socialmente prejudiciais, porque sabemos que a taxa de câmbio tem também um efeito nos preços da nossa economia", esclareceu, reiterando que o Estado está a acompanhar estas situações.



Reconheceu igualmente que se regista uma diminuição dos influxos de divisas para o país devido a baixa do preço do petróleo, uma vez que os recursos petrolíferos constituem a base fundamental das receitas de Angola. O titular da pasta da Economia explicou que, ao considerar em 37 dólares o preço de referência do barril do petróleo no Orçamento Geral de Estado revisto (apesar de se registar um aumento significativo), está a proteger-se para quando a economia se defrontar com uma eventual descida dos preços, de modo a que a execução orçamental se mantenha controlada.

Sem comentários:

Enviar um comentário