País promove-se como plataforma para investimento na África Austral
O ministro conselheiro da embaixada de Angola em Portugal, Rui Xavier, defendeu hoje que Angola constitui uma plataforma para os empresários portugueses investirem noutros países da África Austral. "Angola lançou a ideia de vir a ser uma plataforma para as empresas portuguesas se instalarem no país e, depois de consolidada a sua actividade, estenderem os seus serviços a outros países da região", esclareceu à agência Lusa o diplomata.
Namíbia, Africa do Sul, Zimbabué, Botswana e Congo Democrático poderão ser alguns dos países a apostar. Rui Xavier, que falava à margem da conferência "Oportunidades de Negócio e Investimento em Angola" - que hoje decorre na Associação Empresarial da Região de Lisboa (AERLIS) -, apelou apelou às empresas portuguesas para "reforçarem as exportações" e aumentarem o investimento no sector não petrolífero, nomeadamente em infra-estruturas, tais como escolas, barragens, entre outros.
"Portugal tem um leque de possibilidades muito diversificado para investir em Angola, mas os empresários angolanos devem seleccionar muito bem estes investimentos, dirigindo-os para áreas como as pescas, a indústria ou o meio ambiente", frisou.
O diplomata destacou o clima de "óptima" relação entre os dois países tendo destacado que os investidores angolanos trouxeram "uma lufada de ar fresco" à área financeira em Portugal. Rui Xavier considerou que as empresas devem ir cada vez mais para Angola com a intenção de se fixarem e não com a ideia de investimentos pontuais. "O envio de contentores já morreu. Nós precisamos de criar empresas que criem trabalho, desenvolvam e façam crescer o país e que possam depois ter alguma mais-valia", concluiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário