As relações entre Angola e a Índia estão no bom caminho e circunscrevem-se, nomeadamente, aos domínios da agricultura, indústria e transportes, considerou hoje (segunda-feira), o embaixador angolano neste país asiático, Tony da Costa Fernandes.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Política
As relações entre Angola e a Índia estão no bom caminho e circunscrevem-se, nomeadamente, aos domínios da agricultura, indústria e transportes, considerou hoje (segunda-feira), o embaixador angolano neste país asiático, Tony da Costa Fernandes.
Cooperação
As delegações parlamentares de Angola e do Reino Unido iniciaram hoje, em Luanda, as conversações para identificarem áreas de cooperação, visando o reforço da parceria entre ambos.
Diplomacia
Visita oficial do PR de Angola à África do Sul em preparação
Uma equipa técnica de delegações de Angola e da África do Sul estão reunidas hoje em Luanda para preparar a visita oficial que o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, vai efectuar à república sul-africana.
A reunião técnica bilateral teve início na segunda feira e entre outros assuntos está a ser abordada a primeira visita oficial que José Eduardo dos Santos vai realizar à África do Sul, desde a ascensão ao poder do seu homólogo, Jacob Zuma.
O director geral adjunto para a África Austral do Ministério das Relações Internacionais e Cooperação sul-africano, Mxolise Nkose, disse na abertura do encontro que a visita de José Eduardo dos Santos à África do Sul será "histórica", como a que realizou Jacob Zuma, em Agosto do ano passado a Angola. "Estamos todos ansiosos por receber o Presidente de Angola", referiu Mxolise Nkose, manifestando também a sua satisfação pelo empenho das autoridades angolanas na preparação dessa visita, que visa o aprofundamento das relações bilaterais.
Segundo o chefe da delegação sul-africana, os dois Presidentes estão igualmente muito empenhados na preparação da visita, sublinhando as seis reuniões que os dois estadistas mantiveram nos últimos quatro meses.
Hoje, o último dia da reunião, dividida em dois subgrupos, servirá para avaliar memorandos a nível sectorial e preparar alguns instrumentos jurídicos que podem ser assinados pelos dois países. O primeiro grupo está a tratar de assuntos ligados à defesa, segurança e ordem pública e o segundo está encarregue das questões económicas e de cooperação. A data para a realização da visita ainda não foi divulgada.
Em Agosto de 2009, por ocasião da visita oficial de Jacob Zuma a Luanda, Angola e a África do Sul assinaram vários acordos de cooperação bilateral, nomeadamente um protocolo de supressão de vistos nos passaportes de serviço diplomático para cidadãos dos dois países.
Foram igualmente assinados acordos nos domínios das consultas diplomáticas e serviços aéreos, além de quatro memorandos de entendimento sobre comércio, indústria e migrações.
O Presidente angolano manifestou na altura a disponibilidade de Angola para intensificar as relações de cooperação com a África do Sul, afirmando que deveriam ser preparadas condições políticas, jurídicas e financeiras para o efeito.
Na sua visita a Angola, Jacob Zuma fez-se acompanhar de uma delegação composta por 11 ministros e 180 empresários, a comitiva mais importante e numerosa de um Presidente sul-africano desde as primeiras eleições multirraciais, em 1994, quando Nelson Mandela foi eleito Presidente.