Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Diplomacia

Pacificação do Grande Laos em discussão



A delegação da Troika para a região dos Grandes Lagos sublinhou ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o “importante papel de Angola” na procura de uma solução de paz e estabilidade nesta zona.
O pedido foi proferido durante uma audiência que o Chefe de Estado concedeu aos diplomatas americano, Howard Wolpe, responsável da comitiva, ao representante da União Africana, Dumisani Kumalo e o da União Europeia, Roeland Van Geer, reunião que decorreu ontem, em Luanda.
Em declarações à imprensa, no final do encontro que durou cerca de 45 minutos, manifestaram a necessidade de restaurar a paz na região dos Grandes Lagos, situação que contribuirá para o desenvolvimento do continente africano. A Angop noticia que o diplomata africano referiu que “tudo está a ser feito para se encontrar a estabilidade na República Democrática do Congo”.
Para ele a estabilidade na República Democrática do Congo pode reflectir-se no desenvolvimento da região enquanto a instabilidade poderá transvazar-se às fronteiras de estados vizinhos. “Viemos informar o nosso trabalho ao Presidente e naturalmente contamos consigo nesta tarefa”, esclareceu Dumisani Kumalo.
"A RDC precisa de paz e estabilidade para o funcionamento global das suas instituições", acrescentou ainda o membro da Troika para a Região dos Grandes Lagos. Por sua vez o representante da União Europeia, Van Geer, referiu que o seu organismo augura uma paz duradoura na região. Quando este facto se tornar realidade a União Europeia prestará “toda a sua colaboração nos programas de desenvolvimento traçados pelas autoridades congolesas democratas

Saúde

Ministro defende intervenção no sector






O ministro da Saúde, José Van-Dúnem, apelou, ontem, em Luanda, aos trabalhadores do sector para que continuem a colaborar de forma intensa no sentido da materialização do programa do governo referente ao quadriénio 2008/ 2012. O responsável ressalvou ainda que esta direcção é formada por pessoas que já conhecem bem o sector da Saúde, uma vez que o organismo não sofreu mudanças.
Nesta senda, realçou o facto para a área dos grandes hospitais ter sido nomeado o vice-ministro Carlos Alberto Masseca, que é um especialista em administração hospitalar, enquanto que Evelise Fresta ocupa-se da saúde pública.
De acordo com as afirmações do responsável à Angop, o MINSA pretende fazer com que as populações tenham a saúde o mais próximo de si e, nos casos de doenças de pequena gravidade, não tenham de ocorrer aos grandes hospitais, podendo assim ser tratadas a nível dos postos de saúde. “Queremos oferecer um pacote de serviço que responda às principais causas de doenças e de morte da população”, argumentou.
Nesta ordem, avançou que o MINSA vai trabalhar de forma assídua no sentido de reduzir a mortalidade materna, infantil, o peso das grandes endemias, como a malária, tuberculose, sida e tripanossomiasse.
Quanto ao acesso aos medicamentos pela população, deu a conhecer que a grande tarefa vai no sentido de fazer com que estes estejam disponíveis à população, a preços comportáveis e vendidos em condições apropriadas.

Construção

Direcção do Urbanismo acolhe mais de três mil pedidos

A direcção do Urbanismo e Habitação, no Kwanza Norte, recebeu 3.500 requerimentos, no âmbito do programa nacional do governo de atribuição de parcelas para auto-construção dirigida.

O responsável da instituição, Erlindo Lidador, admitiu, hoje, em entrevista à Angop, que os processos que chegam ao organismo visam a atribuição de parcelas no âmbito do projecto nacional de urbanização. O referido plano prevê a construção de 14 mil casas na província do Kwanza Norte. O responsável revelou que a distribuição de terras para a construção de moradias será efectivada a nível dos dez municípios da província, devendo abranger cidadãos de todas as franjas da sociedade, sem qualquer distinção.

Erlindo Lidador lembrou ainda que o governo local aguarda pela conclusão dos procedimentos administrativos a nível do Tribunal de Contas, que se traduzem na fiscalização e consequente aprovação do projecto de urbanização das reservas fundiárias identificadas na província.

No âmbito do processo, o responsável disse estar prevista a atribuição individual de porções com dimensões que vão de 300 a 600 hectares, esclarecendo que o plano de urbanização se destina a mudar o actual cenário desordenado de construções a nível da província, de modo a inverter a má imagem dos centros urbanos em consequência do surgimento de habitações sem qualquer orientação e com sérios riscos para a vida dos utentes das mesmas.





O plano de urbanização das reservas fundiárias abrange igualmente todos os serviços indispensáveis para novas centralidade urbanas, com realce para espaços verdes, zonas de lazer, serviços administrativos e outros complementares.


Banca

Banco Sol apoia cooperativas agro-pecuárias

Vinte e cinco cooperativas agro-pecuárias da província do Bié, beneficiaram, em 2009, de 250 mil dólares americanos, financiados pelo Banco Sol, no âmbito do programa micro-crédito. Em declarações à Angop, o presidente da Unaca-Confederação de Camponeses na província do Bié, Mariano Sassoma, admitiu, hoje, que o crédito vai permitir que os camponeses associados em cooperativas agro-pecuárias desenvolvam a produção agrícola na região.

No âmbito do programa de micro-crédito, as cooperativas dos municípios do Kuito, Andulo, Katabola, Kamacupa foram as contempladas com o referido empréstimo, que permitiu a aquisição de “in puts” agrícolas, como fertilizantes, gado para tracção animal, charruas e sementes diversas.

A Unaca-Confederação no Bié está trabalhar na organização de mais cooperativas e associações camponesas, de modo a que aumente o número de inclusões no programa de micro-crédito. A finalidade consiste em melhorar as actividades agrícolas na província.

Sociedade


Pensionistas do Moxico ganham novas infra-estruturas


Os pensionistas das Forças Armadas Angolanas (FAA), na província do Moxico, terão, a partir deste ano, um posto de atendimento do Banco de Poupança e Crédito (BPC) e uma Clínica. O anúncio foi proferido pelo Brigadeiro Frederico Lucas, responsável da Caixa de Segurança Social que, em declarações à Angop, explicou que as duas infra-estruturas serão construídas de raiz e se destinarão para o atendimento adequado dos oficiais pensionistas, seus dependentes e não só.
A nova delegação foi inaugurada a 4 de Fevereiro e o seu modo de funcionamento foi ontem explicado aos pensionistas. O posto de atendimento facilitará os movimentos bancários em tempo oportuno e a clínica proporcionará uma condigna assistência médica. O responsável referiu que durante o encontro os beneficiários tomaram conhecimento das novas formas de pagamento das pensões a que têm direito e da candidatura para a obtenção de casas no condomínio residencial afecto àquela instituição militar. A solicitação para beneficiar de uma das 100 casas de tipo T3 e T4 iniciou este mês. Já a conclusão do complexo residencial, que inclui uma escola primária, um posto de saúde, entre outras áreas sociais, está marcada para este ano.
O imóvel da Caixa de Segurança Social das FAA foi construído de raiz e inaugurado este mês, comportando vários gabinetes administrativos, uma sala multi-usos, um anfiteatro com capacidade para 48 lugares, bem como uma sala de reuniões.

Desporto

Drulovic confiante no interesse dos adeptos

O técnico principal da equipa de futebol do 1º de Agosto, o sérvio Ldjubinko Drulovic, diz que acredita numa crescente afluência do público aos estádios durante o Campeonato Nacional, que inicia amanhã. O treinador mostra-se confiante devido ao interesse que o CAN2010 despertou nos angolanos.

Em entrevista à Angop, o treinador contratado por uma época pelos rubro-negros acrescentou que o interesse dos adeptos será ainda estimulado com a presença de jogadores internacionais angolanos regressados da Europa. O antigo atleta do FC Porto (Portugal) explicou que a Taça de África das Nações propiciou uma visão mais ampla do futebol angolano. Por outro lado, o responsável defendeu que a presença de adeptos nos estádios está intrinsecamente ligada à qualidade do futebol, situação que está garantida pelos jogadores que sempre jogaram no país e pelos que estão a regressar, como é o caso de Kali (ex-Arles-avignon de França), Stélvio Cruz (União de Leiria/Portugal), ambos jogadores do 1º de Agosto. O treinador destacou ainda Zé Kalanga (Dínamo de Bucareste/Roménia), Edson Nobre (Paços de Ferreira/Portugal), do Libolo, Santana (Vitória de Guimarães) e Maurito (West Riffa do Koweit), que regressam a Angola para representar o Petro Atlético.

Drulovic admitiu que, no pouco tempo que se encontra no país (chegou em Janeiro), já percebeu que os atletas possuem boa mentalidade, facto preponderante no domínio dos ensinamentos desportivos.