O chefe da repartição municipal da Educação na Maianga, em Luanda, Orlando Lundoloka, defendeu hoje a abertura de bibliotecas e salas de informatica ligadas à internet nas escolas. O responsável acredita que com a abertura de bibliotecas ligados a este sistema, os alunos poderão aumentar os seus conhecimentos, através da consulta de novas literaturas. Para tal, é necessária a criação destas condições para incentivar os alunos a adquirirem o gosto pela leitura, principalmente de autores de língua portuguesa, para ajudá-los a adquirir novos domínios da linguagem.
Em declarações à Angop, acrescentou que os livros existentes nas escolas só beneficiam os alunos da primeira à quarta classe por serem brochuras de histórias infantis, entregues pela secção municipal da cultura. Disse ser urgente a criação de bibliotecas para os alunos da sétima e oitava classe para que estes possam investigar, procurar o local para desfrutar e quando precisarem de um espaço para grupo de estudo.
Segundo a fonte, as escolas 2001 e 2004 são as que possuem algum material de leitura para ocupação dos tempos livres dos alunos.