quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Indústria
Encontro
A reunião metodológica de especialistas da Defesa Antiaérea da Força Aérea Nacional (DAA/FAN) prossegue hoje, quarta-feira, os seus trabalhos na cidade do Lobito, província de Benguela.
Este é segundo dia de reuniões, que arrancaram ontem, onde os especialistas da Defesa Antiaérea vão abordar temas como a elaboração de mapas de sistema de fogo da DAA a baixas alturas e a aprovação do plano de calendário das principais actividades daquele órgão pertencente à Força Aérea Nacional. A apresentação e troca de experiências de cada unidade da Defesa Antiaérea também fazem parte das temáticas a serem abordadas neste segundo e último dia de encontro dos especialistas da DAA.
Na abertura do encontro, os responsáveis que defendem o espaço aéreo nacional aprovaram o relatório de balanço da direcção da DAA/FAN referente ao período de Janeiro de 2009/Janeiro 2010. Na ocasião, o inspector-geral da Força Aérea Nacional FAN, brigadeiro Alcides Canjila Wima, apelou para que os efectivos militares se preocupem com a sua formação académica e profissional. De acordo com o oficial, o Governo tem vindo a proporcionar condições dignas que permitem que cada militar possa aumentar o seu nível cultural e académico.
A reunião metodológica termina hoje com a aprovação dos documentos finais que deverão orientar as acções dos militares da DAA/FAN.
Investimento
A empresa “Heerema Marine Contractors” vai investir USD 180 milhões na construção de um estaleiro naval de apoio às actividades da indústria petrolífera, no município do Porto Amboim, província do Kwanza Sul. O projecto, cujo início de execução está previsto para Junho, poderá criar 300 postos de trabalhos.
SISAB 2010
A qualidade da água mineral produzida e embalada em Angola foi reconhecida e estimada pelo empresário luso, Rui Amaral, um dos expositores do Salão Internacional de Vinho, Pescado e Agro-Alimentar "SISAB" 2010.
Em declarações à Angop, o gestor de vendas e marketing da Central de Cervejas e Bebidas (exportadora para Angola da água luso e cerveja Sagres) realçou que os seus produtos já enfrentam a concorrência das águas de mesa nacionais. O responsável explicou que as águas produzidas nas províncias do Bengo, Huíla, Kwanza Norte, Kwanza Sul, Huambo e noutras localidades, por terem níveis de qualidade com padrões internacionais, têm tido a aceitação dos consumidores, reduzindo gradualmente a hegemonia das marcas portuguesas no mercado. O aparecimento de águas nacionais no mercado é sinal de relançamento da indústria da água a nível interno. De acordo com o responsável, esta dinâmica é um factor importante para o incremento da concorrência, com vista ao aumento da oferta e a melhoria da qualidade do produto, visando a redução dos preços.
Rui Amaral sustentou que a marca de água da sua firma, mais do que concorrer com os produtos nacionais, quer servir como uma bebida estrangeira interessada em contribuir para o aumento da oferta do produto e a diversidade de marcas.
A feira arrancou na segunda-feira e termina hoje.
Cultura
O Banco Espírito Santo Angola (BESA) e a World Press Photo (WPPh) apresentam no Huambo uma exposição fotográfica inédita de cinco artistas africanos. Inserido na campanha "Preservando o Planeta Terra", do Ministério do Ambiente, a exposição, que contém trabalhos de fotógrafos do Gana, Quénia, Zimbabwé, Tanzânia e de Angola, estará aberta até ao dia 8 de Março. O certame apresenta imagens recolhidas em cinco cidades angolanas, abordando temáticas relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente “águas profundas”, “terra e saúde”, “recursos energéticos”, “solos” e “megacidades”.