Mapess formou mais de 700 jovens
Durante o ano de 2009, receberam formação 755 dos municípios de Kwanhama, Ombadja, Namacunde e Cuvelai (província do Cunene), nas especialidades de serralharia, marcenaria, alvenaria, electricidade, carpintaria e informática. Os cursos foram desenvolvidos pela direcção da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (Mapess).
A informação foi divulgada hoje, sexta-feira, pelo director provincial do Mapess, Oliveira Albino da Cruz, em declarações à Angop. A acção formativa teve um período de seis meses e visou facilitar a entrada dos jovens no competitivo mercado de trabalho e conseguir o seu primeiro emprego. Após a aprendizagem, os jovens conseguiram o seu primeiro emprego, devido à política empreendida pelo Mapess, de solicitar vagas às empresas estatais e privadas.
Quanto à adesão da juventude local, considerou satisfatória a procura dos serviços dos Centros Formação e os Pavilhões de Arte e Ofícios existentes na região, facto que evidencia o seu interesse na busca de formação profissional. O responsável deixou o apelo para que estes apostem mais na sua formação, com vista a garantir o seu futuro.
A província do Cunene conta com seis centros Básicos de Formação Profissional nos municípios de Kwanhama e Ombadja, dois Pavilhões de Artes e ofícios nas localidades de Namacunde e Cuvelai e um integrado de Emprego e formação profissional em Ondjiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário