Angola e África do Sul discutem estratégias militares
As delegações militares de Angola e África do Sul estiveram reunidas esta semana, no âmbito de um encontro que termina hoje. A visita de quatro dias ao país permitiu que as Forças Armadas de Angola (FAA) e de África do Sul analisassem questões de interesse comum, com a finalidade de estreitar as relações entre ambos os exércitos nacionais.
A comitiva participou, durante a sua estadia, num encontro com a chefia do Estado Maior da Força Aérea Nacional, numa deslocação ao comando da região militar norte, na província de Malange e visitou o marco histórico dos heróis de Kifangondo, o Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) e a Escola Superior de Guerra (ESG), em Luanda.
Relativamente à reunião entre as forças militares, as respectivas delegações foram chefiadas pela parte angolana, o chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, general Francisco Pereira Furtado, e pela sul-africana o seu homólogo, general Godfrey Ngwenya, que se encontraram com o intuito de reforçarem a cooperação bilateral no domínio militar. Durante as conversações que decorreram à porta fechada no Ministério da Defesa Nacional, as duas partes abordaram ainda questões que se prendem com a formação militar, a segurança das fronteiras dos dois países, o problema da imigração ilegal vivida actualmente nestes dois países da África Austral e seus efeitos, bem como a cooperação regional, tendo em conta a participação dos dois países a nível da SADC na Força em Estado de Alerta.
A delegação militar angolana fez na ocasião a apresentação da situação militar e de segurança no país e sobre o sistema de ensino militar das Forças Armadas Angolanas (FAA).
A comitiva deslocou-se, no final da reunião, às direcções do Estado Maior do Exército e da Marinha de Guerra Angolana, onde foram informados do nível de organização destes dois ramos das FAA.
Sem comentários:
Enviar um comentário