Enaltecido contributo de Angola para paz sub-regional
O cônsul do Gana em Luanda, John Eshun, destacou o papel que Angola tem desempenhado para promover a paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento económico na sub-região.
Em entrevista à Angop, John Eshun sublinhou os esforços do governo angolano, sob a liderança do presidente José Eduardo dos Santos, relativos ao fomento da estabilidade, harmonia entre os povos e a consolidação dos processos democráticos e constitucionais na região Austral do continente e dos Grandes Lagos. O diplomata mostrou como exemplo o contributo prestado pelos militares angolanos às forças nacionais de países africanos, os subsídios dos quadros visando o reforço da capacidade institucional e profissional em países como a Guiné-Bissau e o apoio e incentivos de José Eduardo dos Santos aos chefes de Estado africanos na condução da política interna.
Nas suas declarações, o responsável explicou que o país tem dado provas significativas de convivência pacífica na diferença, que tem servido de modelo para o continente, sobretudo no que respeita aos países em situação de contenda permanente. John Eshun frisou o papel do trabalho desenvolvido pela União Africana (UA), na qualidade de entidade reguladora dos conflitos no continente. No entanto, na sua opinião, África continua a confrontar-se com problemas como a escassez, a pobreza e os conflitos armados, questões que a União Africana, mesmo com a implementação de políticas e programas, dificilmente os superará se não houver a disponibilidade dos Estados membros. O responsável acredita que muitas das dificuldades enfrentadas pela UA resultam da falta de recursos necessários para a aplicação prática dos seus programas, incluindo de desenvolvimento de operações de pacificação.
Sem comentários:
Enviar um comentário