ViniPortugal quer crescer oito por cento
A ViniPortugal quer aumentar este ano em 8 por cento as vendas de vinhos portugueses em Angola, que é o principal mercado de exportação, mas que tem grande potencial de crescimento nos vinhos "finos" e junto dos jovens.
Encomendado pela ViniPortugal à Brands Advance, o "Estudo sobre o Mercado dos Vinhos em Angola" a apresentar na próxima semana é o primeiro do género e visa sistematizar o "conhecimento empírico" de que associação já dispunha.
Durante mais de um ano, a Brands Advance estudou 'in loco' os processos do vinho em Angola: de que forma chegam lá os vinhos, como, onde e a quem são mais vendidos, quais os impostos aplicados à importação e como é feita a distribuição pelas várias províncias angolanas.
Uma "panóplia de dados" que, segundo Sónia Fernandes, são importantes para a definição de uma estratégia de comunicação e 'marketing' para os vinhos portugueses naquele mercado, "onde ainda há potencial de crescimento em termos de consumo médio anual per capita".
Do trabalho resultou que a aposta da ViniPortugal em Angola deve passar pelos vinhos de qualidade superior, ditos "finos", que têm vindo a ganhar quota de mercado, em detrimento dos vinhos a granel.
Os jovens a partir dos 18 anos são apontados como o grande potencial de consumo, apesar de actualmente os principais clientes do vinhos lusos em Angola se situaram na faixa dos 40-45 anos.
Apesar de quase estar focado na capital Luanda, o estudo aponta alguns dados no sentido da distribuição dos vinhos portugueses para outras províncias "em forte desenvolvimento".
É o caso do Lobito, onde, segundo Sónia Fernandes, a ViniPortugal promoveu muito recentemente e com "imensa afluência" a primeira prova de vinhos ali realizada.
A Brands Advance concluiu ainda que o mercado angolano "está cada vez mais a querer profissionalizar-se nos vinhos", procurando muita informação nesta área com vista à formação de profissionais.
Face à perspectiva de crescimento da economia angolana na ordem dos oito por cento este ano, a meta da ViniPortugal é continuar a explorar o potencial de Angola, acompanhando este ritmo e crescendo ali "os mesmos oito por cento em volume e valor".
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