Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Gourmet

Portugal em destaque nas cartas de vinhos


Quem abre uma carta de vinhos num restaurante em Luanda encontra, por inerência, vinho português. Os restantes surgem no final, na categoria "outros vinhos", atestando o potencial que a afinidade com Portugal pode representar para as exportações do setor para Angola. Ainda assim, e em entrevista à agência de notícias portuguesa Lusa, dias antes da apresentação do primeiro Estudo sobre o Mercado dos Vinhos em Angola, a responsável pela 'area manager' da Viniportugal para aquele país africano alerta que há que "continuar a tratar o mercado angolano com muita atenção e não podemos deixar de o trabalhar". "É que existem várias ameaças ao vinho português, nomeadamente da África do Sul, cujos vinhos estão a começar a entrar no mercado e podem muito bem, se não tivermos atenção na nossa promoção e venda, roubar-nos alguma quota de mercado", sustenta Sónia Fernandes.

Beneficiando da muito maior proximidade do país, a África do Sul coloca com maior rapidez e menos custos os seus vinhos naquele mercado, "o que permite que sejam vendidos a um preço mais simpático". Para além destes, na categoria "outros vinhos" das cartas dos restaurantes nacionais surgem sobretudo marcas provenientes do Chile e Espanha. Os vinhos espanhóis lideram, aliás, as vendas de vinho a granel em Angola, enquanto Portugal domina por completo o mercado de vinho engarrafado, com uma quota de 97 por cento. "Vendemos para Angola de tudo e de todas as marcas, desde vinhos verdes a licorosos, mas essencialmente muito vinho tinto", referiu a responsável da Viniportugal. Após já ter organizado algumas acções em Angola, este ano, desde sessões para obter 'feedback' dos importadores a "pequenas provas" com profissionais em Luanda e no Lobito, a associação promove amanhã uma "grande prova de vinhos portugueses", com "mais de 75 produtores" a apresentar as suas novas colheitas.

Também para este ano está previsto um concurso de cartas de vinhos em Luanda, assim como a continuidade da aposta em formação iniciada no ano passado com a deslocação a Portugal de um grupo de jornalistas de Angola para receberem formação na área da prova de vinhos e visitarem algumas regiões portuguesas.

Depois de Angola - que é o maior mercado dos vinhos portugueses, com 445 mil hectolitros e 57 milhões de euros importados em 2009 - os principais clientes de Portugal são, em valor, o Reino Unido (19,5 milhões de euros) e os EUA (18,5 milhões de euros).


Sem comentários:

Enviar um comentário