Dicionário português de termos petrolíferos lançado em Luanda
A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (SONANGOL) lançou na última sexta-feira, em Luanda, um dicionário em português de termos utilizados no sector dos petróleos. A elaboração do volume contou com a participação da empresa portuguesa de serviços petrolíferos Partex, da Petrobras e do Instituto Brasileiro de Petróleo e Biocombustíveis.
A obra, a primeira em língua portuguesa, com 635 páginas e dividida em sete capítulos, tem como objectivo explicar claramente terminologias técnicas usadas no sector dos hidrocarbonetos. Por ordem alfabética aparecem 900 mil termos usados no ramo dos petróleos, nas áreas de pesquisa, exploração e produção do crude, em cada um dos três países, nomeadamente Angola, Brasil e Portugal.
O ministro dos Petróleos angolano, Botelho de Vasconcelos, considerou no acto de lançamento da obra que o dicionário é uma contribuição essencial para os trabalhadores do ramo dos petróleos e de outras pessoas que dela tiverem necessidade. A obra, que já foi lançada no Brasil e em Portugal, existe em português, inglês e francês.
Sem comentários:
Enviar um comentário