CGD reafirma empenho na criação de banco de investimento
O banco de investimento que a Caixa Geral de Depósitos e a Sonangol anunciaram há cerca de um ano está "em andamento", mas a um ritmo "marcado pela conjuntura internacional". O balanço é do vice-presidente da CGD, Francisco Bandeira. Durante uma deslocação a Saurimo, capital da Lunda Sul, de onde é extraída uma parte significativa dos diamantes angolanos e onde foi inaugurado o primeiro balcão fora de Luanda com a nova marca do Caixa Totta, Francisco Bandeira disse à Lusa que, "apesar da crise financeira, não baixou o ânimo" para a criação da unidade.
"O Banco de Investimento está em andamento, a situação financeira internacional obriga a não baixar o ânimo, mas tem de se marcar o ritmo de acordo com a conjuntura. Não há nenhum problema com o banco de desenvolvimento de Angola", garantiu Bandeira.
O também presidente do conselho de administração do Caixa Totta Angola (banco que emerge da entrada no capital do antigo Totta Angola da CGD e da petrolífera angolana, Sonangol) sublinhou igualmente que está para breve uma aceleração do processo de criação do banco de desenvolvimento. "Vamos ter agora uma aceleração desse processo, e é nesse plano que estamos, de recrutamento e formação, porque um banco de investimento é mais exigente que um banco de retalho", notou.
O banco de investimento da CGD e da Sonangol, que terá sede em Luanda e filial em Lisboa, visa "fortalecer a presença das empresas portuguesas em Angola e também abrir cada vez mais portas do mercado português às entidades angolanas".
Sobre a escolha da capital angolana dos diamantes, Saurimo, para o primeiro balcão do Caixa Totta, Saurimo, o dirigente explicou que se deve ao facto de ser uma cidade "que tem um negócio em crescimento e onde temos importantes clientes".
Sobre a proximidade do novo balcão às principais minas de diamantes de Angola, Bandeira disse que é "uma actividade segura para um banco seguro". "Os dois accionistas do Caixa Tottta são dois bancos que marcam a solidez e a segurança do sistema financeiro ibérico, tal como é segura a actividade ligada aos diamantes em Angola, como é o caso da Lunda Sul", afirmou.
Sem comentários:
Enviar um comentário