Delegação zambiana em Luanda
Os ministros zambianos da Defesa, Kalombo Mwansa, e do Interior, Lameck Mangini, estão desde o final da tarde de ontem, terça-feira, em Luanda. A comitiva está de visita ao país para participar na 26ª reunião ministerial da comissão mista permanente de Defesa e Segurança entre Angola e a Zâmbia.
Em declarações à imprensa no Aeroporto Internacional "4 de Fevereiro", o chefe da delegação zambiana, Kalombo Mwansa, explicou que o encontro, a decorrer hoje, em Luanda, é importante para os dois países, pois vai abordar questões de interesse comum. “Vamos passar em revista as decisões tomadas na reunião passada, bem como avaliar a sua implementação e analisar as situações que ficaram por resolver, assim como discutir a questão da possível movimentação de estrangeiros na zona SADC nos próximos meses", informou em declarações à Angop.Para o ministro da Defesa, o facto de a região Austral do continente vir a conhecer, nos próximos meses, uma movimentação em massa com a realização do mundial de futebol de 2010, a ter lugar na África do Sul, vai implicar novas medidas que evitem que durante o evento 'visitas indesejadas entrem na nossa região'.
Ao falar das relações bilaterais, Kalombo Mwansa considerou que os dois países estão ligados desde a Independência de Angola, e o facto de ao longo da fronteira comum existir sempre movimentação de pessoas, é um sinal da excelência das relações entre Angola e a Zâmbia.
Apontou como destaque na relação bilateral, o reforço da cooperação no domínio económico. Recordou que, aquando da visita do Presidente zambiano, Rupiah Banda, a Angola, em Março de 2008, foi abordada a questão da reabilitação dos corredores do Lobito e do Namibe, definidos como prioritários para o desenvolvimento da África Austral e constituídos por infra-estruturas rodoviárias e ferroviárias, que poderão ligar Angola a outros países da região.
“Na altura a Zâmbia solicitou ao Governo angolano que construísse um ramal do caminho-de-ferro de Benguela até à fronteira com a Zâmbia”, concluiu.
A delegação angolana é chefiada pelo ministro da Defesa, Cândido Pereira Van-Dúnem, e integrada ainda o titular da pasta do Interior, Roberto Leal Monteiro "Ngongo".
Altos funcionários dos ministérios da Defesa, Interior, Relações Exteriores, Reinserção Social e Agricultura, bem como generais, almirantes e comissários das Forças Armadas Angolanas e da Polícia Nacional, fazem parte da delegação.
A comitiva zambiana integra, além dos dois governantes, responsáveis do Governo e das Forças de Defesa e Segurança.
Sem comentários:
Enviar um comentário