Enfermeiros preocupados com a falta de oportunidades de formação
Os enfermeiros da província Lunda Sul mostaram-se preocupados com a falta de oportunidades de formação superior, média de especialidade e de promoção nas categorias de enfermeiros. Em declarações à Angop, o presidente da Ordem dos Enfermeiros de Angola na Lunda Sul, Miguel Daniel, referia ser necessária a criação de um núcleo do ensino médio e superior para a formação do pessoal da classe.
De acordo com o responsável, devido à ausência destes núcleos, os profissionais vêm-se obrigados a deslocarem-se para outras províncias, situação que traz poucos benefícios para a população e provoca a diminuição do pessoal. "Se houver estrutura de formação ao nível local nos vários níveis , tal possibilitará que os profissionais estudem aqui, pois só assim pode haver aumento nos salários," explicou.
De acordo com Miguel Daniel, o enfermeiro é o único profissional que menos ganha, pelo que pedem um tratamento especial. Informou que, no âmbito das comemorações do dia do enfermeiro, a assinalar-se hoje, foram desenvolvidos seminários sobre a malária e hipertensão arterial.
A Ordem dos Enfermeiros na Lunda Sul controla 697 enfermeiros, dos quais 92 filiados na organização.
Sem comentários:
Enviar um comentário