O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) disponibilizou, no primeiro trimestre, 3.500 mil dólares norte-americanos para auxiliar projectos sociais, que visem dar apoio às crianças da província do Moxico.
A Angop entrevistou o representante do Unicef em Angola, Koenraad Vanoemelingen, que admitiu que o valor será aplicado em acções para os mais novos, através de parceiros sociais. A ajuda insere-se no âmbito dos 11 compromissos assumidos pelo Governo e a ONU. O responsável referiu que a saúde, educação, água, saneamento básico, justiça, assistência e reinserção social são as áreas seleccionadas, por serem prioritárias.Em relação ao sector da saúde, o apoio consiste na formação e aprendizagem técnica e na gestão dos recursos humanos. Na Educação, a verba vai permitir a capacitação dos professores. Quanto ao sector da Justiça,explicou que a Unicef está a formar quadros sobre os direitos fundamentais da criança e distribui material para o registo de nascimento gratuito dos recém-nascidos. Ao nível das águas, presta assistência aos sistemas de tratamento e abastecimento às populações.
Já domínio da assistência e reinserção social, o financiamento consiste na formação técnicoprofissional dos adolescentes e no apoio logístico e transporte. A sinalização é efectuada através de inquéritos sobre o estado das famílias vulneráveis nas múltiplas comunidades.
A agência das Nações Unidas, em 2009, apoiou com mais de quatro milhões de dólares aos projectos ligados à criança no Moxico. Koenraad Vanoemelingen, que se encontra no Luena a participar no XIII Conselho Nacional da Família, reunirá sexta-feira com os parceiros sociais, para avaliar o grau de execução dos projectos financiados pelo Unicef.
Sem comentários:
Enviar um comentário