O ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga, referiu ontem, quarta-feira, em Benguela, que pretende reforçar as medidas de fiscalização das águas marítimas nacionais, estando prevista a entrada em actividade de novos equipamentos de patrulhamento.
À margem da visita à província de Benguela, o ministro garantiu à imprensa que se encontra em curso o plano de aquisição de embarcações e outras técnicas em quantidades suficientes para controlar a costa marítima angolana em sua extensão, devendo ficar concluído este ano.
De acordo com o ministro, o sector das pescas é um dos que está a merecer maior atenção da sua direcção juntamente com a agricultura e o desenvolvimento rural. O responsável considera que se tratam de área geradoras de centenas de postos de trabalho, que garantem o desenvolvimento socioeconómico das famílias e do Estado.
No primeiro dia da visita, que se prolonga até amanhã, Pedro Canga inteirou-se do funcionamento do Centro de Investigação Marinha do Lobito, onde foi informado sobre algumas dificuldades que os técnicos enfrentam para a realização das actividades de pesquisa do biomassa das diversas espécies marítimas.
Pedro Canga visitou ainda a cooperativa de pescadores da povoação da Damba Maria, onde foram apontadas falhas ao nível da falta de embarcações a motor, material como anzóis, redes e bóias. O ministro prometeu estudar os assuntos apresentados.
Sem comentários:
Enviar um comentário