O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Dan Mozena, deslocou-se ontem, segunda-feira, ao município de Viana, em Luanda, para proceder à entrega simbólica de bolsas de estudo para crianças desamparadas do Centro de Acolhimento Horizonte Azul.
Desde 2005, o Governo americano já distribuiu 18 mil bolsas de estudo a rapazes e raparigas, avaliadas em 1.400 mil dólares. Para 2010, serão atribuídos apoios para mais de 2.400 crianças, num valor de 300 mil dólares.
O embaixador americano referiu, em declarações à Angop, que “os rapazes e raparigas, que vão usar estas bolsas de estudo, são os construtores mais importantes, apesar de algumas pessoas pensarem que a Nova Angola tem apenas a ver com as novas auto-estradas, caminho-de-ferro, portos, hospitais, escolas".
Dan Mozena sublinhou que é fundamental formar a infra-estrutura humana da nação, “construir” professores, enfermeiros, médicos, engenheiros, técnicos, especialistas de imprensa, advogados, lideres da sociedade civil e políticos.
O embaixador americano em Angola acrescentou que “criar esses recursos humanos não é fácil, nem rápido. É certamente muito mais difícil do que construir um hotel ou uma auto-estrada”. O diplomata defendeu que os apoios ao estudo são uma oportunidade, pelo que espera que as crianças aproveitem, trabalhando, estudando, empenhando-se para que os seus sonhos se tornem realidade.
O governo dos Estados Unidos, a Embaixada americana em Luanda, a Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), são os responsáveis pelo projecto.
Sem comentários:
Enviar um comentário