Mulheres recebem micro-crédito
Quinze mulheres que se dedicam ao comércio rural, no município do Mungo, Huambo, beneficiaram de um micro-crédito para o reforço da sua actividade. Entregue pela Direcção da Família e Promoção da Mulher, o montante, avaliado em 225 mil kwanzas, deverá ser reembolsado depois de sete meses. Cada empresária recebeu 15 mil kwanzas, valor que deverá se aplicado em negócios que lhe permitam trabalhar com celeridade e obter lucros. Fontes da direcção revelaram à Amgop que o juro é de dois por cento.
Com o objectivo de capacitar financeiramente a mulher rural e minimizar o seu sacrifício no sustento da família, o micro-crédito é uma estratégia implementada pelo Governo da província. As beneficiárias prometem trabalhar com rigor e responsabilidade para que o dinheiro cresça e haja rendimento, que permita a continuidade dos seus negócios.
Anita Chapopia, Adelina Kassova e Amélia Joaquina, beneficiárias, contaram à Anop que é difícil fazer negócios no meio rural, porque os clientes são em número reduzido e os recursos para diversificar os produtos que vendem são insuficientes.
Satisfeitas com a ajuda do governo, as empresárias têm noção da sua responsabilidade para permitir que o micro-crédito abranja outras mulheres, noutras localidades.
A entrega do micro-crédito fez parte do programa comemorativo do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, cujo acto provincial decorreu no município do Mungo.
Sem comentários:
Enviar um comentário