Técnicos aprimoram conhecimentos sobre tuberculose
Vinte técnicos do departamento provincial de Saúde Pública e Controlo de Endemias no Kwanza Sul participaram num seminário sobre a tuberculose, formas de prevenção e tratamento da doença, que decorreu na cidade do Sumbe.
Em declarações à Angop, Francisco Ernesto, um dos organizadores do evento, adiantou que o mesmo visa capacitar, durante três dias, os enfermeiros sobre a generalidade da tuberculose, epidemiologia clínica, diagnóstico, tratamento e sistema de informação, entre outros assuntos. O responsável salientou que a tuberculose é um dos maiores problemas da saúde pública no país, tendo apontado a desigualdade social da população e o surgimento do VIH/sida como os principais factores que contribuem no agravamento da doença.
Acrescentou ainda que, apesar da implementação da estratégia no tratamento da doença, cuja cobertura aumenta paulatinamente em alguns municípios, a incidência dos casos é maior nas áreas onde o tratamento não é acessível aos utentes.
O Programa Nacional de Controlo da Tuberculose (PNCT), no seu plano estratégico de 2001/2007, definiu como actividades de suporte a formação de médicos e técnicos a todos os níveis.
Para tal, uma das prioridades do programa é a sua expansão a todos os municípios, particularmente àqueles cujos limites se sobrepõem aos países vizinhos que possuem elevada incidência da infecção por VIH/Sida.
Sem comentários:
Enviar um comentário