Angola quer parceria com cidade de Bordeaux
A governadora provincial de Luanda, Francisca do Espírito Santo, manifestou disponibilidade e interesse em estabelecer parcerias com a cidade francesa de Bordeaux em diversas áreas, no quadro de um acordo de cooperação a instituir futuramente.
Segundo uma nota de imprensa do Governo de Luanda, divulgada pela Angop, a ideia foi sugerida em Bordeaux pela responsável, durante um encontro de trabalho com o seu homólogo daquela cidade, Alain Juppé. Durante a reunião, Francisca do Espírito Santo e Alain Juppé identificaram como possíveis áreas de cooperação, o ordenamento do território, a requalificação urbana, o reordenamento do tráfego, os transportes, o turismo e a formação.
Os dois governantes decidiram que brevemente, serão criados grupos de trabalhos para dar tratamento aos aspectos técnicos e administrativos, que marcarão a cooperação entre as duas cidades.
As mesmas equipas técnicas vão trabalhar igualmente nos aspectos inerentes à data e aos objectivos da visita de Alain Juppé a Luanda, em resposta a um convite feito pela governadora Francisca do Espírito Santo durante o encontro de sábado. Segundo a nota, a governadora de Luanda, que está na cidade de Bordeaux desde quinta-feira, visitou vários locais históricos, bairros sociais requalificados e empreendimentos económicos.
Bordeaux é uma região portuária, muito conhecida pelos seus vinhos. Economicamente é a quinta cidade mais importante de França. Situada a sudoeste de França, Bordeaux é desde Junho de 2007 património mundial da humanidade, numa classificação da Unesco e é habitada por 250.000 pessoas. A comunidade angolana é de 150 cidadãos.
Sem comentários:
Enviar um comentário