Banco Sol adere programa habitacional "Angola Jovem"
O presidente da Comissão Executiva do Banco Sol, Coutinho Nobre Miguel, anunciou para os próximos dias a assinatura de um acordo de parceria entre esta instituição bancária e o Ministério da Juventude e Desportos, com vista a facilitar o acesso à habitação aos jovens angolanos.
Em declarações à Angop, o gestor bancário afirmou que as questões de natureza técnica para o efeito estão solucionadas, acrescentando ter sido encontrado o formato adequado que permita o engajamento das duas instituições no projecto "Angola Jovem". O responsável garantiu que falta apenas a assinatura deste acordo, o que significa dizer que todos os aspectos que constituem as normas directas foram já objecto de análise e tratamento técnico.
"Angola Jovem" é um programa do Governo em parceria com instituições bancárias, que visa ajudar a aquisição de habitação própria e numa primeira fase vai abranger os jovens trabalhadores, casados e com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.
Coutinho Nobre Miguel explica que nesta parceria o Ministério da Juventude e Desportos aparece como a entidade que concede a garantia e o Banco Sol limita-se a financiar as empresas imobiliárias.
O responsável considerou que o crédito habitação é um empréstimo de médio e longo prazo que requer um conjunto de garantias, entre as quais a existência de títulos legais como o direito de superfície, as estruturas de aquisição dos próprios terrenos, o registo dos terrenos, entre outros.
"Dada a dimensão do projecto, temos que avaliá-lo tendo em conta as necessidades reais e sobretudo a existência de um plano de execução física e financeira para a nossa intervenção em termos de financiamento", disse o gestor bancário.
Sem comentários:
Enviar um comentário