Distribuição de canoas arranca em Outubro
O Ministério das Pescas pretende começar a distribuir a partir do próximo mês um total de mil e 500 canoas não motorizadas, que serão entregues às províncias piscatórias do país. O objectivo, segundo o director do Instituto de Pesca Artesanal e Aquicultura (IPA), Duarte Caholo, consiste em mitigar a pobreza e contribuir para o aumento do nível de vida das populações.
As canoas serão atribuídas aos governos provinciais do Moxico, Zaire, Lunda Norte, Luanda Sul, Cunene, Kwanza Sul, Kuando Kubango e Bengo, disse Duarte Caholo, em entrevista à Angop. "Com esta distribuição completam-se as 100 canoas colocadas em cada província prometidas pelo Governo, no âmbito do programa de relançamento da pesca continental em Angola", explicou.
O programa prevê que cada província possua uma média de 100 canoas motorizadas e 100 não motorizadas. Destacou ainda que as províncias como o Moxico, Kuando Kubango e Malange detêm elevadas potencialidades pesqueiras e, por isso, poderão receber no final do programa 300 canoas. "Trata-se de canoas de fibra de vidro, com 4,5 metros de comprimento com muita aceitação junto das comunidades pesqueiras devido a sua maior estabilidade em relação as anteriores", anunciou.
Segundo a fonte, a partir de Novembro próximo o sector das pescas vai começar à colocar nas províncias canoas motorizadas num programa que terá continuidade em 2010.
Sem comentários:
Enviar um comentário