Compra de terrenos agrícolas em África terá "manual de boas práticas"
O grupo das oito economias mais industrializadas do mundo (G8) vai propor a criação de um "manual de boas práticas" para a compra de terrenos agrícolas em África, segundo o projecto de comunicado, divulgado após o término da reunião, que decorre em L´Aquila.
Entre os principais compradores, encontram-se a China e a Coreia do Sul, bem como alguns países do Médio Oriente. Este facto está relacionado com os interesses em produzir para exportar bens alimentares para os seus mercados internos.
O G8 discute amanhã a situação em África, numa reunião de trabalho em que participam a África do Sul, Angola, Etiópia, Nigéria e Senegal.
Entretanto, L'Aquila foi palco de protestos por parte de organizações não governamentais, que hoje acusaram o G8 de não cumprir as suas promessas de aumento da ajuda a África e pediram medidas urgentes. Recorde-se que em 2005, o grupo chegou a acordo para disponibilizar, até 2010, 50 mil milhões de dólares em ajuda aos países africanos, que se encontram entre os mais pobres do planeta. Segundo as ONGs (entre elas as Oxfam) faltam 23 mil milhões de dólares para que seja cumprida a promessa.
A reunião do G8 decorre até sexta-feira em L'Aquila.
Sem comentários:
Enviar um comentário