Lunda Norte: Nova vigilância nas fronteiras
Os novos equipamentos de controlo de fronteiras por sistema LRD de vídeo vigilância de origem israelita são inaugurados hoje, na província da Lunda Norte. pelo ministro do Interior, Roberto Leal Ramos Monteiro. O responsável do programa de exercício Fronteira Segura, chefe do Estado Maior do Comando da Polícia de Guarda Fronteira de Angola, subcomissário Delfim Calulo Inácio, anunciou à Angop que o mecanismo integra rádio comunicação e vídeo vigilância por satélite e que vai auxiliar as entidades na protecção das fronteiras terrestres e fluviais da província da Lunda Norte.
O comandante adiantou ainda que o projecto teve início há dois anos com a formação dos efectivos da polícia de guarda fronteira em diversas especialidades, entre as quais forças de reacção, oficiais operadores de viaturas conectadas ao sistema LRD, sala de operações, observadores e motoristas para automóveis, motorizadas e embarcações.
Os sistemas vão ser lançados de forma piloto na província da Lunda Norte, devido à sua extensa fronteira com a República Democrática do Congo e pelo facto de se registarem constantes entradas ilegais de estrangeiros em busca de lucros fáceis no garimpo de diamante.
O programa do Governo contempla igualmente a instalação de sistemas de controlo e vigilância modernos em todas as fronteiras nacionais, com o intuito de combater a emigração ilegal.
A província da Lunda Norte possui uma fronteira terrestre a norte e este com a República Democrática do Congo, com uma extensão de 770 quilómetros, sendo 120 quilómetros fluviais e 650 terrestre, a sul com a Lunda Sul e a oeste com Malanje.
Sem comentários:
Enviar um comentário