Requalificação da rede de água de Caxito e Catete
O governo do Bengo e o departamento Nacional das Águas rubricaram hoje, em Caxito, o contrato de consignação das obras complementares do projecto de reforço do sistema de captação e tratamento de água das cidades de Caxito, Icolo e Bengo e Uíge, orçado em seis milhões e 500 mil dólares.
O documento foi assinado peloo vice-governador do Bengo para a área técnica, Farel Van-Dúnem, e pelo chefe do departamento Nacional das Águas, António Quaresma.
De acordo com o chefe do departamento nacional das águas, António Quaresma, em declarações à Angop, o projecto vai beneficiar a cidade de Caxito com cerca de dois milhões de dólares, Catete com 1.300 mil dólares, enquanto que três milhões de dólares serão para a cidade do Uíge.
O responsável adiantou que a obra terá a duração de quatro meses e será levado a cabo pela empresa chinesa CEIEC (China National Electonics Import and Export Corporation) e fiscalizada pelo consórcio de empresas angolanas “Construtora Projecto” e a portuguesa “AMBIO”.
Explicou que este equipamento prevê a harmonização das ferramentas de planeamento e formação dos quadros locais, bem como a melhoraria do sistema de distribuição do fornecimento de água, contemplando ainda a requalificação da rede na localidade do Bom Jesus.
Na primeira fase, o Governo vai dar prioridade às cidades onde há maior fluxo populacional, sem descurar as zonas rurais que estão a beneficiar de um tratamento especial do programa “Água para Todos”, com o apoio das administrações municipais e comunais locais.
Sublinhou, que existe um novo projecto de requalificação da rede de água de Caxito, porque o actual sistema encontra-se degradado e não é visível, bem como a sua fonte de extracção não favorece, devido às más condições do saneamento básico do local.
a procura de água nas comunidades rurais e suburbanas.
Sem comentários:
Enviar um comentário