Mill vagas para professores no Zaire
O sector da Educação, Ciência e Tecnologia na província do Zaire abriu 1.127 vagas para o ingresso de novos professores. O responsável do sector, Domingos Nkita Margarida, anunciou hoje, em Mbanza Kongo, que 649 lugares destinam-se a docentes do ensino primário, enquanto 235 são para o primeiro ciclo e 243 para o segundo ciclo do ensino secundário. “Contrariamente aos anos passados, nunca ultrapassamos o número de 500 vagas, quando na realidade as nossas necessidades em termos de admissão de novos professores rondam sempre acima dos mil candidatos. Felizmente, este ano tivemos a sorte de termos a quota de 1.127 vagas”, sublinhou, em declarações à Angop.
O responsável explicou que aguardam a chegada, na próxima semana, de uma delegação do Ministério da Educação, para acompanhar o processo de admissão de novos docentes. Após a visita dos responsáveis do ministério, a província do Zaire vai receber uma outra delegação, composta pelos técnicos do Tribunal de Contas (TC), para a validação dos processos dos candidatos ao concurso público.
Sem revelar o número de candidatos já inscritos, Domingos Margarida sublinhou que, com o ingresso de novos professores, o sector da educação na região poderá colmatar o défice de docentes.
A província do Zaire tem uma rede escolar constituída por 329 escolas, que vão desde o ensino primário ao segundo ciclo do ensino secundário.
Sem comentários:
Enviar um comentário