Angola marcou presença no encontro de alto nível sobre “Desenvolvimento, Agro-Negócios e Agro-Indústria em África”, que decorreu na cidade de Abuja, Nigéria. A delegação angolana foi chefiada pelo Secretário de Estado da Agricultura, José Amaro Taty. Na conferência foram discutidos os projectos que possam dotar o continente africano de um sector agrícola forte até 2020, através dp fomento de diversas cadeias de valores agrícolas, altamente produtivos e rentáveis, de modo a estabelecer uma ligação eficaz entre os pequenos e médios produtores e os mercados locais e internacionais.
O encontro contribuiu para a obtenção de informações sobre o crescimento dos fluxos de investimentos do sector privado africano e internacional para a área agrícola.
O director-geral do Instituto Nacional de Cereais, Benjamin Castello referiu que o continente poderá assegurar e contribuir para uma oferta de géneros alimentícios, de fibras, forragens e combustíveis verdes, com um forte valor agregado, ao contrário da exportação de matérias primas.
Já o ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Canga, reuniu, durante a última semana com os armadores industriais e comerciantes das províncias de Luanda e Kwanza Sul, para partilhar informações e encontrar soluções para os problemas que a classe enfrenta na captura, conservação e distribuição do peixe e sal.
O encontro serviu para transmitir as orientações do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, sobre a necessidade de se aumentar a oferta de bens e serviço à população, assim como contribuir na diversificação das receitas do Estado.
O ministro reconheceu o trabalho da classe, as dificuldades com as quais se debate e realçou o empenho governamental para aumentar os meios de captura (embarcações) e conservação e distribuição do pescado.
Sem comentários:
Enviar um comentário